Otimização do sistema de processamento de áudio da plataforma eFono
Resumen
O transtorno fonológico é definido como uma alteração de fala caracterizada pela produção inadequada dos sons e uso inadequado das regras fonológicas da língua. Nesse contexto, surge o aplicativo eFono, projetado para auxiliar fonoaudiólogos no processo de avaliação de fala. Para tanto, são gravados pelo profissional, com auxílio do aplicativo, áudios dos pacientes
pronunciando palavras-chave. Com o uso do eFono, foram percebidos problemas no processamento de som, como lentidão e sons indesejados. Este trabalho propõe melhorar o processo de aquisição de áudio do eFono, otimizando o processamento e a classificação da pronúncia das palavras faladas pelas crianças. Foi desenvolvida uma abordagem que permite o recorte de áudio no aplicativo Android do eFono. Além disso, foi realizada uma pesquisa a respeito da taxa de amostragem da frequência dos áudios gravados, realizando testes com diferentes exemplares buscando encontrar a taxa de amostragem sem perda de qualidade, com o menor tamanho. Os resultados alcançados através do desenvolvimento da atividade de recorte proporcionam a diminuição do tamanhos dos arquivos de som, dessa forma reduzindo o tempo de envio dos áudios ao servidor e o seu
armazenamento. Ainda, o desenvolvimento do fluxo dos testes de qualidade das frequências facilita a execução de futuros testes, os quais poderão usufruir de uma base maior de amostras.
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