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dc.contributor.advisorAssunção, Joaquim Vinicius Carvalho
dc.creatorPavin, Thiago Bellotti
dc.date.accessioned2022-05-20T15:16:10Z
dc.date.available2022-05-20T15:16:10Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24386
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2022.por
dc.description.abstractAlong with the evolution of Artificial Intelligence (AI), the games have increasingly proven an important training and testing environment in this area. This is because they are controlled environments and easy to repeat. In addition, they have been widely used as an AI education tool. To complement this teaching, competitions are also used, because in addition to generate interest and motivation, they are able to produce content for the next students who are going to study or research the area of AI. With this in mind, this work propose an implementation of the board game Risk, with a simplified architecture and aimed at competitions between agents (AI), where the communication between game and agents will be done through JSON files, allowing agents implementation in different languages with support for reading and writing on this type of file. Risk is a fully observable, stochastic and turn-based game, these characteristics allow the creation of different AI methods, from the simple to the most complex. The goal is to develop an environment with a visual interface for AI competitions, which is simple and easy to implement its agents, where students with different levels of knowledge can use it with great freedom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRiskpor
dc.subjectJogos de tabuleiropor
dc.subjectCompetiçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAgentespor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.titleUma implementação de Risk para competição e aprendizado em IApor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoJunto com a evolução da inteligencia artificial (IA), os jogos tem se mostrado cada vez mais um importante ambiente para treino e testes nesta área. Isso se dá por serem ambientes controlados e de fácil repetição. Além disso, eles também têm sido amplamente utilizados como ferramenta de educação na área de IA. Para complementar esse ensino, competições também são utilizadas. Pois além de gerar interesse e motivar, conseguem produzir conteúdos para os próximos estudantes que forem estudar ou pesquisar sobre a área. Pensando nisso, este trabalho propõe a implementação do jogo de tabuleiro Risk, com uma arquitetura simplificada e direcionada a competição entre agentes (IA), onde a comunicação entre o jogo e o agente será feita através de arquivos JSON, permitindo a implementação dos agentes em diferentes linguagens com suporte a leitura e escrita desse tipo de arquivo. Risk é um jogo totalmente observável, estocástico e baseado em turno, essas características permitem a criação de diversos métodos de IA, dos simples até os mais complexos. O objetivo é desenvolver um ambiente com interface visual para competições de IA, que seja simples e de fácil implementação dos seus agentes, onde estudantes com diversos níveis de conhecimento possam utilizar com uma grande liberdade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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