dc.creator | Bohnert, Carina Batista | |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T17:42:02Z | |
dc.date.available | 2022-05-24T17:42:02Z | |
dc.date.issued | 2020-08-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24447 | |
dc.description.abstract | This paper presents a study on the elements of memory, culture, and heritage in
photographic records of Colégio Centenário. Through this, we seek to emphasize the
importance of the composition, organization, and maintenance of Colégio Centenário’s
photographic archive as a way to preserve the cultural heritage and safekeep the
memories of the institution over the years. The school lost all of its collections after a
fire accident in 2007. Although still in full operation, it was necessary to organize the
photographic heritage in such a way as to include its temporal, cultural, and historical
references, especially the oldest ones. Colégio Centenário follows a humanist
philosophy that was born in the Methodist movement in England. The school was
founded in 1922, by American Methodist missionaries who, through the principles of
the Methodist Church, sought to meet the spiritual, intellectual, cultural, social, and
material demands of society. It is understood that the construction of an archive, and
later the production of a selective catalog, will give visibility its presence as a historical
institution in the center of Rio Grande do Sul. For that purpose, we approached archive
organization as well as a research-oriented methodology that was characterized as
exploratory, descriptive, and qualitative. The literature review proves that through the
composition and organization of the archive it is possible to recall the main moments
of Colégio Centenário as a historical and cultural heritage through the photographic
records. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arquivo fotográfico | por |
dc.subject | Patrimônio cultural | por |
dc.subject | Colégio Centenário | por |
dc.subject | Preservação | por |
dc.subject | Salvaguarda | por |
dc.subject | Photographic archive | eng |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.subject | Preservation | eng |
dc.subject | Safeguard | eng |
dc.title | Memória, cultura e patrimônio nos 100 anos do Colégio Centenário: registros e arquivos fotográficos | por |
dc.title.alternative | Memory, culture and heritage in the 100 years of the Centenary College: photographic records and files | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre os elementos da memória, da cultura e do
patrimônio em registros fotográficos do Colégio Centenário. Por meio deste, procurase
ressaltar a importância da composição, organização e manutenção do arquivo
fotográfico do Colégio Centenário como forma de preservação do patrimônio cultural
e salvaguarda das lembranças da Instituição para que se perpetuem ao longo dos
anos. O Colégio teve todo seu acervo perdido após um sinistro com fogo em 2007.
Embora continue em pleno funcionamento, se fez necessário organizar o patrimônio
fotográfico de forma que contemplem as suas referências temporais, culturais e
históricas, em especial as mais antigas. O Colégio Centenário é norteado por uma
filosofia humanista que nasceu a partir do movimento metodista na Inglaterra. Ele foi
fundado em 1922 por missionárias metodistas norte-americanas que através dos
princípios da Igreja Metodista buscavam atender às exigências espirituais,
intelectuais, culturais, sociais e materiais da sociedade. Entende-se que a
reconstrução de um arquivo e posteriormente a produção de um catálogo seletivo irá
dar visibilidade a sua presença como instituição histórica no centro do Rio Grande do
Sul. Para a realização desse trabalho foram abordados referenciais pertinentes ao
assunto, organização de acervo fotográfico como também uma metodologia voltada a
pesquisa que se caracterizou como exploratória, descritiva e qualitativa. Através da
revisão de literatura e do produto “Catálogo Seletivo: Colégio Centenário, uma história
de 100 anos” que acompanha esta dissertação comprova-se que por meio da
recomposição e organização do arquivo é possível rememorar principais momentos
do Colégio Centenário enquanto patrimônio histórico e cultural por meio dos registros
fotográficos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pedrazzi, Fernanda Kieling | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6947598132405137 | por |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Sibila | |
dc.contributor.referee2 | Constante, Sônia Elisabete | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3561926585851677 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |