Mostrar registro simples

dc.creatorBohnert, Carina Batista
dc.date.accessioned2022-05-24T17:42:02Z
dc.date.available2022-05-24T17:42:02Z
dc.date.issued2020-08-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24447
dc.description.abstractThis paper presents a study on the elements of memory, culture, and heritage in photographic records of Colégio Centenário. Through this, we seek to emphasize the importance of the composition, organization, and maintenance of Colégio Centenário’s photographic archive as a way to preserve the cultural heritage and safekeep the memories of the institution over the years. The school lost all of its collections after a fire accident in 2007. Although still in full operation, it was necessary to organize the photographic heritage in such a way as to include its temporal, cultural, and historical references, especially the oldest ones. Colégio Centenário follows a humanist philosophy that was born in the Methodist movement in England. The school was founded in 1922, by American Methodist missionaries who, through the principles of the Methodist Church, sought to meet the spiritual, intellectual, cultural, social, and material demands of society. It is understood that the construction of an archive, and later the production of a selective catalog, will give visibility its presence as a historical institution in the center of Rio Grande do Sul. For that purpose, we approached archive organization as well as a research-oriented methodology that was characterized as exploratory, descriptive, and qualitative. The literature review proves that through the composition and organization of the archive it is possible to recall the main moments of Colégio Centenário as a historical and cultural heritage through the photographic records.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArquivo fotográficopor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectColégio Centenáriopor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectSalvaguardapor
dc.subjectPhotographic archiveeng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectPreservationeng
dc.subjectSafeguardeng
dc.titleMemória, cultura e patrimônio nos 100 anos do Colégio Centenário: registros e arquivos fotográficospor
dc.title.alternativeMemory, culture and heritage in the 100 years of the Centenary College: photographic records and fileseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre os elementos da memória, da cultura e do patrimônio em registros fotográficos do Colégio Centenário. Por meio deste, procurase ressaltar a importância da composição, organização e manutenção do arquivo fotográfico do Colégio Centenário como forma de preservação do patrimônio cultural e salvaguarda das lembranças da Instituição para que se perpetuem ao longo dos anos. O Colégio teve todo seu acervo perdido após um sinistro com fogo em 2007. Embora continue em pleno funcionamento, se fez necessário organizar o patrimônio fotográfico de forma que contemplem as suas referências temporais, culturais e históricas, em especial as mais antigas. O Colégio Centenário é norteado por uma filosofia humanista que nasceu a partir do movimento metodista na Inglaterra. Ele foi fundado em 1922 por missionárias metodistas norte-americanas que através dos princípios da Igreja Metodista buscavam atender às exigências espirituais, intelectuais, culturais, sociais e materiais da sociedade. Entende-se que a reconstrução de um arquivo e posteriormente a produção de um catálogo seletivo irá dar visibilidade a sua presença como instituição histórica no centro do Rio Grande do Sul. Para a realização desse trabalho foram abordados referenciais pertinentes ao assunto, organização de acervo fotográfico como também uma metodologia voltada a pesquisa que se caracterizou como exploratória, descritiva e qualitativa. Através da revisão de literatura e do produto “Catálogo Seletivo: Colégio Centenário, uma história de 100 anos” que acompanha esta dissertação comprova-se que por meio da recomposição e organização do arquivo é possível rememorar principais momentos do Colégio Centenário enquanto patrimônio histórico e cultural por meio dos registros fotográficos.por
dc.contributor.advisor1Pedrazzi, Fernanda Kieling
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947598132405137por
dc.contributor.referee1Rocha, Sibila
dc.contributor.referee2Constante, Sônia Elisabete
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3561926585851677por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International