Preservação da memória educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel- Restinga Sêca/RS- catálogo fotográfico
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Data
2022-02-18Primeiro membro da banca
Konrad, Glaucia Vieira Ramos
Segundo membro da banca
Arakaki, Ana Carolina Simionato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa é fruto da dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, linha de pesquisa Patrimônio Documental Arquivístico e teve como objetivo geral confeccionar um catálogo fotográfico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel localizada no município de Restinga Sêca, Estado do Rio Grande do Sul (RS), caracterizado como Patrimônio Documental iconográfico com vistas à preservação e divulgação da memória institucional. Justifica-se a escolha, por entender sua relevância do ponto de vista do tema proposto, pois enriquecerá a Arquivologia no que se refere a pesquisas sobre arquivos escolares, bem como demonstrará a importância dos documentos que estas instituições produzem, enquanto patrimônio documental. Poderá também abrir espaço e servirá de estímulo para realização de outros trabalhos em arquivos escolares. Ao final da trajetória, o produto materializado caracteriza-se como um Catálogo Fotográfico, composto pelo histórico cronológico na Escola, extraído dos documentos do gênero textual que a instituição tem sob sua guarda, e documentos iconográficos de seu acervo, que fazem parte do seu patrimônio documental. Nessa perspectiva, a metodologia estabelecida se deu através de pesquisa em bases bibliográficas e pesquisa in loco, momentos fundamentais para a realização de um estudo. O catalogo foi avaliado através do método SCALE, acrônimo para: Suporte, credibilidade, acurácia, credibilidade e estrutura, para avaliação de artefatos técnicos. Do ponto de vista da abordagem, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. Nesta trajetória percebeu-se a quantidade de diferentes materiais encontrados em acervos escolares, que podem tornar-se alvos de pesquisas futuras, e que compõem sua memória e também servem de prova a respeito da vida funcional e educacional de muitos sujeitos, que carregam em si a historicidade da instituição. Percebe-se assim, a importância de se constituir um trabalho arquivístico e de existir um arquivista nesses locais para trabalhar com esse patrimônio cultural e que busque a guarda adequada, a preservação, o acesso e a difusão do conhecimento das instituições públicas escolares. Por fim, infere-se a importância de promover a valorização e a preservação do patrimônio das instituições educativas e da necessidade da devida sensibilização e conhecimento do trabalho desenvolvido pelo arquivista nas instituições públicas da sociedade em geral, nas ações de preservação, acesso e difusão do patrimônio cultural presentes nestes acervos.
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