dc.contributor.advisor | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.creator | Somavilla, Eloísa Moura | |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T16:02:22Z | |
dc.date.available | 2022-05-27T16:02:22Z | |
dc.date.issued | 2022-02-04 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24535 | |
dc.description.abstract | On highways, vertical and horizontal signaling is an important element to provide road safety for users, and in order to achieve its goal, it is essential that the retroreflectivity is at adequate levels for viewing. There are several factors influencing the performance of retroreflectivity on signs and demarcations, as well as different strategies for maintaining it by management agencies. In view of this, a systematic literature review was carried out based on the Proknow-C method on the subject. With this methodology, it was possible to select the most relevant articles in line with the topic of study published in the last two decades, and based on that, bibliometric and systemic analysis were carried out. This is still a little explored topic and the publications that exist come mainly from the most developed countries, that is, these conclusions cannot be considered representative and applicable globally. However, the concern with retroreflectivity in signs has been growing in recent years, especially with regard to the management and maintenance of this type of sign in favor of guaranteeing user safety and justifying investments in the area. Even so, it was possible to understand that in addition to the intrinsic signaling factors for its retroreflectivity, such as color and age, the extrinsic signaling factors are also relevant, such as the region's climate, traffic, and maintenance. Finally, we obtained a selection of relevant articles on the topic, the compilation of their conclusions and the record of this bibliographical review that can serve for future works on the topic under study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Revisão sistemática | por |
dc.subject | Proknow-C | eng |
dc.subject | Sinalização vertical | por |
dc.subject | Demarcação horizontal | por |
dc.subject | Retrorrefletividade | por |
dc.subject | Systematic review | eng |
dc.subject | Vertical signaling | eng |
dc.subject | Horizontal demarcation | eng |
dc.subject | Retroreflectivity | eng |
dc.title | Retrorrefletividade em sinalizações verticais e demarcações horizontais: uma revisão sistemática da literatura utilizando o método Proknow-C | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Nas rodovias, a sinalização vertical e horizontal é um elemento relevante para garantir a segurança viária aos usuários, e para que ela cumpra seu papel de forma eficiente é imprescindível que a retrorrefletividade esteja em níveis adequados para sua visualização. São vários os fatores que influenciam o desempenho da retrorrefletividade nas placas e demarcações, assim como existem diferentes estratégias para sua manutenção por parte dos órgãos gestores. Em vista disso, fez-se uma revisão bibliográfica sistemática com base no método Proknow-C sobre o tema. Com essa metodologia foi possível selecionar os artigos mais relevantes e alinhados com o tema de estudo publicados nas últimas duas décadas e a partir disso realizou-se a análise bibliométrica e análise sistêmica deles. Este ainda é um tema pouco explorado e as publicações que existem são provenientes principalmente dos países mais desenvolvidos, ou seja, essas conclusões não podem ser consideradas representativas e aplicáveis em todos os casos. Entretanto, a preocupação com a retrorrefletividade em sinalizações vem crescendo nos últimos anos, principalmente com relação à gestão e manutenção desse tipo de sinalização em favor de garantir a segurança do usuário e justificar os investimentos na área. Ainda assim, foi possível entender que além dos fatores intrínsecos à sinalização para a retrorrefletividade da mesma, como a cor e idade, são relevantes os fatores extrínsecos à sinalização também, como o clima da região, o tráfego, e a manutenção. Por fim, obteve-se uma seleção de artigos relevantes sobre o tema, o compilado das suas conclusões e o registro desta revisão bibliográfica que pode servir para trabalhos futuros sobre o tema em estudo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |