Inovação sustentável em modelos de negócios de impacto
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Data
2021-10-08Primeiro membro da banca
Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
Segundo membro da banca
Severo, Eliana Andréa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O mundo dos negócios tem-se tornado um espaço cada vez mais complexo e repleto de exigências, considerando o contexto global, com muitas instabilidades, novas tecnologias, crises, muitas variações de mercado, o que traz uma série de desafios para as empresas de todos os portes. Ao considerar a relevância do papel das organizações na sociedade contemporânea, emergiu a importância de compreender as inovações sustentáveis em modelos de negócios de impacto, que podem contribuir para a mitigação dos problemas sociais vigentes e permitir que as organizações consigam sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. O foco deste estudo foram os modelos de negócios de impacto, que consistem em empreendimentos que têm como principal propósito resolver um problema social utilizando métodos de negócios sustentáveis e tiveram como base de estudo, autores como Barki (2015) e Yunus, Moingeon, Lehmann-Ortega (2010). O objetivo do estudo foi definido em analisar as inovações sustentáveis em modelos de negócios de impacto e, para atingi-lo, utilizou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise documental em quatro organizações que se dispuserem a participar da pesquisa. Os resultados encontrados permitiram identificar as principais evidências relacionadas aos elementos de inovação sustentável, destacando o fato de todas praticarem inovações quanto à maximização de eficiência energética e hídrica, com auxílio de placas solares e reaproveitamento da água. Em contraponto, o estudo revelou que nenhuma das organizações desenvolve soluções sustentáveis em larga escala para maximizar os benefícios socioambientais por se considerarem de pequeno porte. O estudo também contribuiu para compreender e identificar quais os caminhos das inovações sustentáveis que os modelos de negócios de impacto estão aderindo, a forma como estabeleceram novas estratégias, novos processos e hábitos e como esse modelo em potencial pode ser replicado, agregando aspectos sociais, ambientais e, sendo lucrativos de forma equitativa. Em meio a todos esses questionamentos, obteve-se a percepção das organizações diante da pandemia da Covid-19, quais os desafios quanto às relações humanas e dos negócios, qual a capacidade de reinvenção que as organizações pesquisadas destacaram neste período pandêmico e, evidenciou-se que nenhuma teve seu modelo de negócios modificado em virtude da pandemia. As empresas se readequaram no que tange ao operacional e todas destacaram o crescimento dos negócios neste último ano, demonstrando entusiasmo em meio à crise mundial.
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