dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Ceolin, Talles Siqueira | |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T13:35:41Z | |
dc.date.available | 2022-05-30T13:35:41Z | |
dc.date.issued | 2022-02-14 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24574 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The inital learnig of programming faces a few challenges such as evasion and failing
subjects, just like the introduction of this subject for youngsters who do not study computer
science. Based on theories related to computational thinking, computer science unplugged
emerges as an alternative way of learning programming language. This paper presents not only
the development of a physical card game as a programming logic and programming languages
learning environment, as well as an application for generating each card’s image. The results
obtained through gameplay tests with high school students explore the effectivity of unplugged
games as a form of learning in computer science. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pseudocódigo | por |
dc.subject | Computação desplugada | por |
dc.subject | Pensamento computacional | por |
dc.subject | Jogos educacionais | por |
dc.title | Code Rush: Desenvolvimento de um jogo de cartas físico para aprendizado de lógica de programação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | O ensino inicial sobre programação enfrenta desafios como grandes evasões e reprovações, assim como a introdução deste assunto para jovens que ainda não estudam sobre computação. A partir de teorias relacionadas ao pensamento computacional, a computação desplugada
surge como forma alternativa para o aprendizado de lógica de programação. Diante destes conceitos, este trabalho apresenta não somente o desenvolvimento de um jogo de cartas físico como
meio de aprender noções de lógica de programação e características específicas de linguagens
de programação, como também uma aplicação para geração facilitada das imagens de cada
carta. Os resultados obtidos por testes de jogabilidade com alunos do ensino médio exploram a
efetividade do uso de jogos desplugados para aprendizado na área da computação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |