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dc.contributor.advisorLibrelotto, Giovani Rubert
dc.creatorCeolin, Talles Siqueira
dc.date.accessioned2022-05-30T13:35:41Z
dc.date.available2022-05-30T13:35:41Z
dc.date.issued2022-02-14
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24574
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe inital learnig of programming faces a few challenges such as evasion and failing subjects, just like the introduction of this subject for youngsters who do not study computer science. Based on theories related to computational thinking, computer science unplugged emerges as an alternative way of learning programming language. This paper presents not only the development of a physical card game as a programming logic and programming languages learning environment, as well as an application for generating each card’s image. The results obtained through gameplay tests with high school students explore the effectivity of unplugged games as a form of learning in computer science.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPseudocódigopor
dc.subjectComputação desplugadapor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectJogos educacionaispor
dc.titleCode Rush: Desenvolvimento de um jogo de cartas físico para aprendizado de lógica de programaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO ensino inicial sobre programação enfrenta desafios como grandes evasões e reprovações, assim como a introdução deste assunto para jovens que ainda não estudam sobre computação. A partir de teorias relacionadas ao pensamento computacional, a computação desplugada surge como forma alternativa para o aprendizado de lógica de programação. Diante destes conceitos, este trabalho apresenta não somente o desenvolvimento de um jogo de cartas físico como meio de aprender noções de lógica de programação e características específicas de linguagens de programação, como também uma aplicação para geração facilitada das imagens de cada carta. Os resultados obtidos por testes de jogabilidade com alunos do ensino médio exploram a efetividade do uso de jogos desplugados para aprendizado na área da computação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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