Modelo de negócios orientado para a gestão de práticas das mudanças climáticas e sua associação com a postura estratégica empresarial
Fecha
2021-11-18Primeiro membro da banca
Kneipp, Jordana Marques
Segundo membro da banca
Beuron, Thiago Antonio
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As questões relacionadas ao meio ambiente vêm mudando a forma de gestão das organizações, influenciando processos e trazendo novas perspectivas e desafios. Com isso, as empresas, de modo geral, estão procurando maneiras de prosperar em um ambiente competitivo, adotando modelos de negócios que tenham como propósito o desenvolvimento de uma nova sociedade e que sejam capazes de aliar o progresso econômico à preservação do meio ambiente, principalmente, promovendo ações que integrem as mudanças climáticas, as quais são consideradas o maior desafio do século. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre o modelo de negócios orientado para a gestão de práticas das mudanças climáticas e a postura estratégica em indústrias do setor químico brasileiro. A análise do modelo de negócios foi realizada com base nos estudos de Boons e Lüdeke-Freund (2013) e Bocken et al. (2014). A gestão de práticas das mudanças climáticas foi abordada sob duas dimensões, adaptação e mitigação, conforme proposto por IPCC (2014b) e Daddi et al. (2020). Por fim, a postura estratégica foi investigada a partir dos pressupostos de Schaltegger, Lüdeke-Freund e Hansen (2012). O estudo caracteriza-se como qualitativo de caráter exploratório, e foi desenvolvido por meio de um estudo de múltiplos casos conduzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com gestores de quatro empresas industriais brasileiras do setor químico, participantes da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim). Constatou-se que as empresas estudadas vêm modificando seu modelo de negócio em função dos desafios atuais, além de envolver seus colaboradores, clientes, fornecedores e demais partes interessadas no desenvolvimento de ações em prol de um futuro mais sustentável. As empresas também demonstraram envolvimento político nas questões climáticas, práticas de mitigação relacionadas à eficiência energética, reutilização e reciclagem, desenvolvimento de novos produtos e processos, e práticas de adaptação envolvendo ações de conscientização sobre o uso da água, reaproveitamento e gestão de recursos hídricos. As quatro empresas analisadas possuem uma estratégia proativa, evidenciando que estão sempre em constante evolução buscando a minimização de seus impactos no meio ambiente. A partir dos resultados obtidos, confirma-se o pressuposto teórico de que o modelo de negócio orientado à gestão das mudanças climáticas vem sendo evidenciado nas empresas químicas e possui associação com a postura estratégica adotada.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: