• Educação Menstrual como ferramenta de empoderamento 

      Zanella, Ângela Kemel; Etchepare, Luciane Sanchotene; Braga, Ivana Camargo; Spanevello, Andressa Schumacher; Henker, Barbara; Silveira, Caroline dos Santos; Cavasini, Fernanda Haíssa; Liberalesso, Juliana de Souza; Petrucci, Marina Maciel; Fernandes, Myllena Marcela Ganzert; Mendes, Nathália Bordin; Simonetti, Talia Patatt (2024)
      O conhecimento construído sobre menstruação é um fator determinante para proteger minimamente a população de mitos e tabus que envolvem o tema, é capaz de proporcionar autonomia sobre o próprio corpo quando são apresentados ...
    • Educação Postural para Escolas e Academias Públicas 

      Daronco, Luciane Sanchotene Etchepare; Pozzobon, Daniel; Ramos, Darcieli Lima; Fracari, Diogo Lorenzi; Marin, Marcos; Portilho, Camilla Bordin; Berni, Eduarda Brollo; Rodrigues, Deivid Ribeiro; Nascimento, Kimberly Fontoura do; Picolotto, Juliana; Fidencio, Rafaela Muller; Lopes, Renata Cargnin; Rossi, Selena Caceres; Nunes, Tiago Dutra Leite (2022)
      Nas escolas e nas academias públicas, os professores de Educação Física são os profissionais da saúde responsáveis por avaliar os alunos e prescrever exercícios físicos de acordo com a aptidão física e funcionalidade deles. ...
    • Educação sexual: guia para profissionais da saúde e demais profissões 

      Zanella, Ângela Kemel; et al (2023)
      O conhecimento construído sobre a sexualidade, ainda na infância e adolescência, é um fator determinante para proteger minimamente a população de riscos como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), abuso sexual, ...
    • Estudos, rotina e saúde mental: aprendendo com a pandemia 

      Fiorin, Bruna Pereira Alves; Vicentini, Ana Júlia (2022)
      Com a pandemia de covid-19, estudar e trabalhar em casa foi mais do que uma alternativa, foi uma necessidade. Mas como se organizar nesse espaço? O que considerar? Como estabelecer uma rotina em casa? E para além disso, ...
    • Extensão Universitária: trajetórias e desafios 

      Deus, Sandra De (2020)
      A Extensão Universitária tem sido campo teórico de uma parcela da academia que busca valorizar uma das dimensões — parte do tripé constitucional Ensino-Pesquisa e Extensão —, a fim de legitimá-la como relevante tanto para ...
    • É possível um homem tornar-se feminista: multiplicando informações para a construção de uma sociedade equitativa 

      Roso, Adriane; et al (2023)
      Trata-se de cartilha que objetiva compartilhar conhecimentos sobre o feminismo para homens. O movimento feminista tem se constituído como dispositivo fundamental nas lutas por relações de gênero equitativas. Por meio das ...
    • Fitoterapia e nutrição no cuidado de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis 

      Garlet, Tanea Maria Bisognin; Conti, Paola Naiara; Salvadori, Natalia Maldaner; Weis, Grazielle Castagna Cezimbra; Sartori, Queli Daiane Nogueira (2023)
      As Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), a Diabetes Mellitus (DM) e as Dislipidemias, consistem em um problema de saúde pública, acometendo muitas pessoas na população brasileira. ...
    • Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO: caminhos para o desenvolvimento regional sustentável 

      Pró-Reitoria de Extensão UFSM (2022)
      Caçapava do Sul, capital gaúcha da geodiversidade, perfeita sala de aula ao ar livre para as ciências da natureza; Caçapava do Sul, beleza cênica que se traduz em enorme potencial para o turismo e os esportes de aventura; ...
    • Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO: conservação do patrimônio e desenvolvimento regional sustentável 

      Pró-Reitoria de Extensão UFSM (2022)
      A Quarta Colônia, além de encantadora, é um campo fértil de temáticas para investigações, que vai muito além da paleontologia. Nesse sentido, muitas pesquisas a respeito dessa região são desenvolvidas, só que nem sempre ...
    • Gênero, Raça e Direitos Humanos: Mitos versus Verdades 

      Gomes, Mariana Selister; Mendonça, Fernanda Perez; Schneider, Gabriela; Dall'Áqua, Maria Eduarda Oliveira; Escobar, Núncia Guimarães; Chiuza, Sabrina; Quartiero, Renata (2022)
      Esta cartilha foi elaborada pelo Programa de Extensão GIDH/UFSM – Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos, da Universidade Federal de Santa Maria (GIDH/UFSM), coordenado pela Profa Dra Mariana Selister Gomes, com ...
    • Gênero, Raça e Direitos Humanos: Mitos versus Verdades 

      Gomes, Mariana Selister; Mendonça, Fernanda Perez; Schneider, Gabriela; Dall'Áqua, Maria Eduarda Oliveira; Escobar, Núncia Guimarães; Chiuza, Sabrina; Quartiero, Renata (2022)
      Esta cartilha foi elaborada pelo Programa de Extensão GIDH/UFSM – Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos, da Universidade Federal de Santa Maria (GIDH/UFSM), coordenado pela Profa Dra Mariana Selister Gomes, com ...
    • Glossário de gêneros e suportes textuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 

      Pinton, Francieli Matzenbacher; Steinhorst, Camila; Barreto, Taís (2022)
      Este glossário de gêneros e suportes textuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) é um dos produtos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN), que tem por objetivo sistematizar ...
    • Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 

      Junges, Vanessa de Campos; Bobsin, Debora; Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi; Pivetta, Natália Pavanelo (2023)
      A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto ...
    • Guia prático para mandar bem no ENEM de Língua Inglesa 

      Marcuzzo, Patrícia; Radünz, Amanda Petry (2022)
      O material tem como objetivo orientar os examinandos na preparação para o teste de língua inglesa no ENEM. Foi formulado a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Letras, realizada no âmbito do Programa de ...
    • Guia prático para professores: Abordagem de crianças com disfunção do trato urinário inferior na escola 

      Barbieri, Sabrina Orlandi; da Cas, Bruna Batista; Moro, Luiz Henrique Seeger; Teles, Alcina; Braz, Melissa Medeiros (2024)
      Esta cartilha apresenta as disfunções do trato urinário inferior em crianças, sobretudo em idade escolar, com intuito de orientar professores e educadores acerca de suas características e sua relevância da atenção voltada ...
    • Histórias do nono e da nona 

      Rossato, Marisa Bertoldo (2023)
      Nono e/ou nona é uma forma carinhosa que os descendentes de imigrantes italianos usam para se referirem aos seus avós. As histórias do nono e da nona contadas neste caderno didático, é produto da nossa dissertação ...
    • O incrível e maravilhoso mundo das plantas carnívoras 

      Simão, Daniela Guimarães; Camargo, Neriane da Silva; Cunha, Lucas Gonçalves da (2023)
      Nas páginas a seguir, você vai descobrir um pouco mais sobre o universo das plantas carnívoras, além de se divertir com vários passatempos, como caça-palavras, desenhos para colorir, dentre outros. A cartilha é voltada para ...
    • Informativo Educonexão 

      Kegler, Jaqueline Quincozes; Miiler, Mariana; Pimenta, Anna Christina Montanet; Brandão, Bárbara Pazzatto; Trindade, Bruno Dutra; Santos, Diovana Vieira dos; Moraes, Francieli Barcellos De; Modena, Gustavo; Nuh, Gustavo Salin; Mathias, Ingrid Odete Fernandes (2021)
      O EduConexão é um Projeto de Extensão do Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (PETCom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, como o próprio nome sugere, visa a conectar a universidade com as escolas ...
    • Investimentos Municipais 2017-2020 no Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco 

      Martins, Tiago Costa; Lisbôa Filho, Flavi Ferreira; Pons, Monica Elisa Dias (2022)
      A instituição pública Prefeitura Municipal, como agente protagonista da ação (ou inação) em torno das políticas culturais e turísticas, estabelece nos territórios a alocação de recursos públicos. Tal aplicação pode ocorrer ...