• Materiais que se transformam em brinquedos 

      Antunes, Jucemara; Honnef, Claucia; Andrade, Joze Medianeira dos Santos de; Weber, Karine (2023)
      O folheto ‘‘Materiais que se transformam em brinquedos’’ressalta a concepção de crianças como protagonistas e suas potencialidades. Aborda de forma breve o projeto de extensão “Materiais que se transformam em brinquedos ...
    • Atividades lúdicas no ensino de Ciências: o uso de fantoches como possibilidade para divulgar mulheres cientistas 

      Cordeiro, Thamires Luana; Sepel, Lenira Maria Nunes (2022)
      O caderno de extensão Atividades lúdicas no ensino de ciências: O uso de fantoches como possibilidade para divulgar mulheres cientistas é material de apoio para um minicurso que tem por objetivo geral apresentar e discutir ...
    • Estudos, rotina e saúde mental: aprendendo com a pandemia 

      Fiorin, Bruna Pereira Alves; Vicentini, Ana Júlia (2022)
      Com a pandemia de covid-19, estudar e trabalhar em casa foi mais do que uma alternativa, foi uma necessidade. Mas como se organizar nesse espaço? O que considerar? Como estabelecer uma rotina em casa? E para além disso, ...
    • Organização de eventos online: o que precisamos saber? 

      Flores, Indaiara Cristina Pereira; Spies, Eduarda Kessler; Oliveira, Isabele Petry; Fernandes, Myllena Marcela Ganzert; Ávila, Tanielle de Moura de; Debus, Gabriéli Da Rosa; Quoos, Daniela; Silva, Tânia Fernandes; Palma, Kayla Araújo Ximenes Aguiar; Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares (2022)
      Durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, foi necessário pensar em adaptações para muitas ações e muitos projetos, tanto para conseguir atingir a comunidade externa dentro das medidas ...
    • Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada 

      Fuzer, Cristiane; Gerhard, Carla Carine; Cocco, Cíntia Soares; Barros, Guilherme Barbat (2022)
      O caderno didático “Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada” é o terceiro volume de uma série resultante de pesquisas, experiências pedagógicas e reflexões realizadas no âmbito do Programa ...
    • Fitoterapia e nutrição no cuidado de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis 

      Garlet, Tanea Maria Bisognin; Conti, Paola Naiara; Salvadori, Natalia Maldaner; Weis, Grazielle Castagna Cezimbra; Sartori, Queli Daiane Nogueira (2023)
      As Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), a Diabetes Mellitus (DM) e as Dislipidemias, consistem em um problema de saúde pública, acometendo muitas pessoas na população brasileira. ...
    • Gênero, Raça e Direitos Humanos: Mitos versus Verdades 

      Gomes, Mariana Selister; Mendonça, Fernanda Perez; Schneider, Gabriela; Dall'Áqua, Maria Eduarda Oliveira; Escobar, Núncia Guimarães; Chiuza, Sabrina; Quartiero, Renata (2022)
      Esta cartilha foi elaborada pelo Programa de Extensão GIDH/UFSM – Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos, da Universidade Federal de Santa Maria (GIDH/UFSM), coordenado pela Profa Dra Mariana Selister Gomes, com ...
    • Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030 

      Junges, Vanessa de Campos; Bobsin, Debora; Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi; Pivetta, Natália Pavanelo (2023)
      A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar, que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse contexto ...
    • Informativo Educonexão 

      Kegler, Jaqueline Quincozes; Miiler, Mariana; Pimenta, Anna Christina Montanet; Brandão, Bárbara Pazzatto; Trindade, Bruno Dutra; Santos, Diovana Vieira dos; Moraes, Francieli Barcellos De; Modena, Gustavo; Nuh, Gustavo Salin; Mathias, Ingrid Odete Fernandes (2021)
      O EduConexão é um Projeto de Extensão do Programa de Educação Tutorial da Comunicação Social (PETCom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, como o próprio nome sugere, visa a conectar a universidade com as escolas ...
    • Cinegrafando a educação: até onde a sétima arte pode chegar 

      Oliveira, Valeska Maria Fortes de; Silva, Jéssica Dalcinda (2023-01)
      O material traz registros narrativos da parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/UFSM) com a EMEF Professor Sérgio Lopes e seu crescimento desde 2017, reverberando para as vidas ...
    • Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: uma aventura no Laboratório de Arqueologia - v. 7 

      Stefanello, Alessandra; Ballejos, Janys (2023)
      Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: uma aventura no Laboratório de Arqueologia é uma estória que conta os estudos da Arqueologia com ficção. Duas crianças, ao encontrarem uma pedra mágica que possibilita uma viagem ...
    • Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos dos cerritos - v. 4 

      Stefanello, Alessandra; Ballejos, Janys (2023)
      Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos dos cerritos é uma história que conta os estudos da Arqueologia com ficção. Duas crianças, ao encontrarem uma pedra mágica que possibilita uma viagem ao tempo - a Pedra ...
    • Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos Guaranis - v. 6 

      Stefanello, Alessandra; Ballejos, Janys (2023)
      Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos Guaranis é uma estória que conta os estudos da Arqueologia com ficção. Duas crianças, ao encontrarem uma pedra mágica que possibilita uma viagem ao tempo - a Pedra do ...
    • Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos Jês do Sul - v. 5 

      Stefanello, Alessandra; Ballejos, Janys (2023)
      Lucas, Marina e a Pedra do Tempo em: os povos Jês do Sul é uma estória que conta os estudos da Arqueologia com ficção. Duas crianças, ao encontrarem uma pedra mágica que possibilita uma viagem ao tempo - a Pedra do ...
    • Criatividade e inovação: processos e produtos 

      Vasconcelos, Flávia Pedrosa (2023)
      Esta cartilha partiu de um trabalho contínuo no Projeto de Extensão “Laboratório de Criatividade e Inovação em Artes Visuais – LACRIA”, nº053371 que tem dialogado com os conceitos e contextos da Criatividade por meio ...
    • Manual didático: metodologia de incubação da IS-UFSM 

      Weinitschke, Elisandra Della-Flora; Becker, Kalinca Léia (2023)
      Este manual didático é um produto desenvolvido em uma dissertação de mestrado, do Programa de Pós- -Graduação em Gestão de Organizações Públicas, da Universidade Federal de Santa Maria, em 2021, que foi inspirado no ...