dc.contributor.advisor | Assunção, Joaquim Vinicius Carvalho | |
dc.creator | Pereira, Francielle Vasconcellos | |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T20:42:12Z | |
dc.date.available | 2022-05-31T20:42:12Z | |
dc.date.issued | 2022-02-11 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24612 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Through social media, influencers are able to reach thousands of people. In the financial
market it is no different, tweets from such people can come to influence the shares’s value.
In this work, the use of Natural Language Processing (NLP) and the Apriori algorithm is
proposed to identify associations between the behavior of stock prices and the sentiment
expressed on Twitter. The main approach is to analyze structured and unstructured data,
using NLP concepts and association rules to identify the main players capable of influen-
cing the masses and having some impact on stock prices, or even the anomalous social
movements capable of causing some impact. Associations were found only in short peri-
ods, where in all stocks some periods were identified in which the predominant sentiment
is expressed after the change in price, not exceeding a period of 15 days. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processamento de linguagem natural | por |
dc.subject | Mercado de ações | por |
dc.subject | Regras de associação | por |
dc.title | Processamento de linguagem natural para detecção de padrões no mercado de ações brasileiro | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Por meio de mídias sociais, influenciadores são capazes de atingir milhares de pessoas.
No mercado financeiro não é diferente, tuítes de tais pessoas podem vir a influenciar no
valor das ações. Neste trabalho propõe-se a utilização de Processamento de Linguagem
Natural (PLN) e do algoritmo Apriori para identificar associações entre o comportamento
dos preços das ações com o sentimento expresso no Twitter. A abordagem principal é
analisar dados estruturados e não-estruturados, utilizando conceitos de PLN e regras de
associação para identificar os principais
players
capazes de influenciar as massas e ter
algum impacto no preço das ações, ou ainda, os movimentos sociais anômalos capazes
de provocar algum impacto. Encontrou-se associações apenas em alguns períodos a curto
prazo, onde em todas as ações identificou-se períodos que o sentimento predominante é
expresso após a alteração no preço, não ultrapassando um período de 15 dias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |