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dc.contributor.advisorAssunção, Joaquim Vinicius Carvalho
dc.creatorPereira, Francielle Vasconcellos
dc.date.accessioned2022-05-31T20:42:12Z
dc.date.available2022-05-31T20:42:12Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24612
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2022.por
dc.description.abstractThrough social media, influencers are able to reach thousands of people. In the financial market it is no different, tweets from such people can come to influence the shares’s value. In this work, the use of Natural Language Processing (NLP) and the Apriori algorithm is proposed to identify associations between the behavior of stock prices and the sentiment expressed on Twitter. The main approach is to analyze structured and unstructured data, using NLP concepts and association rules to identify the main players capable of influen- cing the masses and having some impact on stock prices, or even the anomalous social movements capable of causing some impact. Associations were found only in short peri- ods, where in all stocks some periods were identified in which the predominant sentiment is expressed after the change in price, not exceeding a period of 15 days.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpor
dc.subjectMercado de açõespor
dc.subjectRegras de associaçãopor
dc.titleProcessamento de linguagem natural para detecção de padrões no mercado de ações brasileiropor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoPor meio de mídias sociais, influenciadores são capazes de atingir milhares de pessoas. No mercado financeiro não é diferente, tuítes de tais pessoas podem vir a influenciar no valor das ações. Neste trabalho propõe-se a utilização de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e do algoritmo Apriori para identificar associações entre o comportamento dos preços das ações com o sentimento expresso no Twitter. A abordagem principal é analisar dados estruturados e não-estruturados, utilizando conceitos de PLN e regras de associação para identificar os principais players capazes de influenciar as massas e ter algum impacto no preço das ações, ou ainda, os movimentos sociais anômalos capazes de provocar algum impacto. Encontrou-se associações apenas em alguns períodos a curto prazo, onde em todas as ações identificou-se períodos que o sentimento predominante é expresso após a alteração no preço, não ultrapassando um período de 15 dias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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