O método de Leo Strauss de leitura dos diálogos de Platão: um estudo a partir da República
View/ Open
Date
2021-03-24Primeiro membro da banca
Baracat Júnior, José Carlos
Segundo membro da banca
Altman, William Henry Furness
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho é consagrado ao método de Leo Strauss de leitura dos diálogos de Platão. Nele, nós reconstruímos o método de Stauss de forma pedagógica, isto é, conjuntamente com a famosa e controversa interpretação de Strauss da República, com o fim de elucidar a própria “práxis” (a operação ou funcionamento) da hermenêutica do autor. Tal como interpretamos esse método, ele consiste em três princípios gerais: i) ironia, ii) comicidade e iii) necessidade logográfica. Baseada nestes princípios, se trata de uma leitura que aborda os diálogos de Platão tendo como foco principal mais a dramaticidade destes que seu conteúdo filosófico. Por esta razão, o “Strauss leitor de Platão” faz parte da (recente) tradição dialógica de leitura dos diálogos, a qual revisita e revive a questão literária e dramática dos escritos platônicos. Assim sendo, é imprescindível, sobretudo para o leitor não familiarizado com a abordagem de Strauss, que se entenda a relação de estrita vinculação e dependência entre o seu modo de ler os diálogos e a interpretação da República (Politeia) por ele proposta. A interpretação de Strauss da Politeia é dramática, se volta para o enredo e para a ação desta. Segundo ele, a ação principal do diálogo é a ação de Gláucon, que concerne à remissão da ambição política extrema. É também a purgação do leitor de Platão, que passa pela mesma catarse do personagem. Esse propósito é alcançado pelo Sócrates de Platão através do “experimento” da kallipolis, que, se bem entendido, serve para mostrar os limites e a natureza da realidade política ou da cidade (polis). A cidade bela, ao ver de Strauss, é irônica, pois dissimula deliberadamente a respeito do corpo ou é construída em abstração ou desprezo proposital do eros. A realidade erótica-afetiva do homem (chamemos corporeidade) mostra que a kallipolis, que requer a comunidade da propriedade e da família, é impossível, isso porque não se pode ultrapassar as limitações impostas pelo corpo. Igualmente, o eros dos filósofos, o eros em sentido nobre, os conduz à vida contemplativa e em oposição às coisas da cidade. O leitor atento de Platão, o filósofo potencial, sendo capaz de entender essa mensagem aprende sobre a natureza e limites das coisas políticas. Aprende que a sede de justiça, em toda sua intensidade, não pode ser saciada pelos ideais políticos, mas pela vida filosófica, a vida verdadeiramente justa, que é a vida retirada.
Collections
The following license files are associated with this item: