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dc.contributor.advisorFraga, Ana Paula
dc.creatorAraujo, Anelise de Oliveira
dc.creatorSilva, Taís Santos da
dc.date.accessioned2022-06-13T12:02:16Z
dc.date.available2022-06-13T12:02:16Z
dc.date.issued2016-06-30
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24689
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2016por
dc.description.abstractThe eSocial (System of Digital of Taxes, Social Security and Labour) is a federal government project that aims to modernize the delivery of statements, searching the unification of ancillary duties and the integration of information from taxpayers to various government agencies into three levels: federal, state and municipal. For this, the present research aimed to present the vision and knowledge of accounting offices in the central region in Santa Maria on the project that will be implemented and covering most of the business organizations, changing the entire flow of the routines, procedures and habits. We sought to develop a research of dedutive, qualitative, exploratory, descriptive, bibliographical and survey data methodology. For that,, it was applied a questionnaire to 28 offices in the first-term of 2016, divided into four stages, for better data collection, where in the first step we present the profile of accounting office and the interviewer; for second we emphasize capacity building in regards to the implementation of eSocial; the third step includes the customers in relation to the implementation and, finally,the last step shows the prospects for the implementation of new program. After analysing the collected datas, it is concluded that the offices are being trained and visualizing future benefits, in order that the problems reported by offices are related to the culture, customers mentality and likely to the difficulties with the support offered by the site.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecteSocialpor
dc.subjectVisãopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectVisioneng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.titleA visão e o conhecimento dos escritórios de contabilidade em relação à implementação do eSOCIALpor
dc.title.alternativeThe vision and knowledge of accounting offices in relation to the implementation of eSOCIALeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto do governo federal que tem como objetivo a modernização no envio de declarações, busca a unificação das obrigações acessórias e a integração das informações dos contribuintes para diversos órgãos do governo nas três esferas: federal, estadual e municipal. Para isso, a presente pesquisa teve como finalidade apresentar a visão e o conhecimento dos escritórios de contabilidade da região central de Santa Maria sobre o projeto, que será implementado e abrangerá grande parte das organizações empresariais, modificando todo fluxo das rotinas, procedimentos e hábitos. Buscou-se desenvolver uma pesquisa com metodologia dedutiva, qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados. Para isso, aplicou-se um questionário em 28 escritórios no primeiro semestre de 2016, dividido em quatro etapas, para uma melhor coleta dos dados, sendo que a primeira etapa apresenta o perfil do escritório de contabilidade e do entrevistado, a segunda destaca a capacitação em relação à implementação do eSocial, a terceira contempla os clientes em relação a implementação e a última etapa demonstra as perspectivas em relação à implementação do novo programa. Após a análise dos dados coletados, conclui-se que os escritórios estão se capacitando e visualizando futuros benefícios, posto que os problemas relatados pelos escritórios estão vinculados à cultura, mentalidade dos seus clientes e prováveis dificuldades com o suporte oferecido pelo site.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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