Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrondani, Gilberto
dc.creatorSerafim, Nicéli Noal
dc.date.accessioned2022-06-13T12:05:55Z
dc.date.available2022-06-13T12:05:55Z
dc.date.issued2016-06-22
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24693
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2016por
dc.description.abstractThis case study aimed at developing a model for strategic planning, demonstrating its importance as a supportive tool in making decisions for the Supermercado Royal. For this purpose, a survey of the main theoretical frameworks was held; starting by organizations, companies, administrations, controllership, types of planning, strategic planning and finally the supermarket activity. Later, a study was carried out to check the current situation of the company in relation to existing opportunities and threats in the environment in which it operates. In addition, activities in the internal environment were observed, which enabled the understanding of the strengths and weaknesses of the company. After the analysis of the internal and external environment, it was possible to define the mission and vision for a future projection. Thus, strategic issues were drawn to trigger a series of actions in order to generate predetermined effects to optimize the activities. Finally, combining all data, a model for strategic planning was proposed from the verification of conditionings and external and internal variables to the supermarket, to meet its needs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectSupermercadopor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectSupermarketeng
dc.titleProposta de modelo de planejamento estratégico para um supermercado no município de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeProposal of a strategic planning model for a supermarket in Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEste estudo de caso objetivou a elaboração de um modelo de planejamento estratégico, demonstrando sua importância como ferramenta auxiliadora na tomada de decisões para o Supermercado Royal. Para isso, realizou-se uma pesquisa sobre os principais referenciais teóricos; iniciando por organizações, empresas, gestões, controladoria, tipos de planejamento, planejamento estratégico e, por fim a atividade de supermercado. Posteriormente, procurou-se realizar um estudo para verificar a atual situação da empresa em relação às oportunidades e ameaças existentes no ambiente em que está inserida. Além disso, foram verificadas as atividades no ambiente interno, o que possibilitou o conhecimento dos pontos fortes e fracos existentes na empresa. Após realizadas as análises do ambiente interno e externo, obtiveram-se dados para a definição da missão e visão para uma projeção do futuro. Com isso, foram traçadas questões estratégicas que desencadeiam uma série de ações com o fim de gerar efeitos pré-determinados que otimizem as atividades. Por fim, unindo todos os dados, propõe-se um modelo de planejamento estratégico a partir da verificação dos condicionantes e variáveis externas e internas ao supermercado, para atender às suas necessidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto