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dc.contributor.advisorRossato, Marivane Vestena
dc.creatorSerraglio, Ediane
dc.creatorLuccas, Greice Mota
dc.date.accessioned2022-06-13T12:13:32Z
dc.date.available2022-06-13T12:13:32Z
dc.date.issued2016-11-28
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24704
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2016por
dc.description.abstractThe channeling of entrepreneurial resources to the internal and external social areas is being carried out through investments that bring benefits to their employees and their dependentes as well as to the community and constitute a way of compensating the society for the use of resources to which they belong. In this context, there is Embraer, which seeks to know if the results obtained in the period from 2011 to 2015 are being reversed in social actions. Thus, this study aimed to analyze the association between Embraer net revenue and its socio-environmental indicators. Specifically, the objective was to analyze the social balance sheets in relation to the evolution of social and environmental investments, analyze the quality of social action management and to verify the correlation between net revenue and socio environmental indicators. This is a quantitative research, with its data analyzed using Pearson’s correlation technique. From the obtained results, one can perceive a management directed to the internal area, through a bigger investment realized for the benefit of the collaborators. The results also showed a positive but weak correlation between the net revenue and the internal social investments. The external social indicators, however, had a strong and positive association with the net revenue. This result shows concern from the company in order to comply with its obligations to the society and the government, compensating them for the resources used. Among net revenue and environmental indicators, the results showed a strong and positive correlation, despite being the group of indicators that received the least investment during the considered period.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectBalanço socialpor
dc.subjectCorrelação de Pearsonpor
dc.subjectSocial responsibilityeng
dc.subjectSocial balanceeng
dc.subjectPearson's correlationeng
dc.titleCorrelação entre receita líquida e indicadores socioambientais: um estudo de caso junto a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.por
dc.title.alternativeCorrelation between net revenue and social and environmental indicators: a case study with the Brazilian Business Corporation of Aeronauticseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA canalização de recursos empresariais para as áreas sociais interna e externa vem se concretizando através de investimentos que trazem benefícios aos seus colaboradores e seus dependentes, e à comunidade, e se constituem numa forma de compensar a sociedade pela utilização dos recursos, a ela pertencentes. Neste contexto, situa-se a Embraer e busca-se saber se os resultados obtidos, no período de 2011 a 2015, estão sendo revertidos em ações sociais. Assim, este estudo teve por objetivo geral o de analisar a associação entre a receita líquida da Embraer e seus indicadores socioambientais. Especificamente, se objetivou: analisar os balanços sociais com relação à evolução dos investimentos socioambientais; analisar a qualidade da gestão das ações sociais; e averiguar a correlação entre a receita líquida e os indicadores socioambientais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com dados analisados através do auxílio da técnica da Correlação de Pearson. A partir dos resultados obtidos, pode-se perceber uma gestão voltada à área interna, através do maior investimento realizado em benefício dos colaboradores. Os resultados também evidenciaram uma correlação positiva, porém fraca, entre a receita líquida e os investimentos sociais internos. Já os indicadores sociais externos, apresentaram associação forte e positiva com a receita líquida. Esse resultado evidencia a preocupação que a empresa possui em cumprir com suas obrigações perante a sociedade e o governo, compensando-os dos recursos utilizados. Entre a receita líquida e os indicadores ambientais, os resultados evidenciaram correlação forte e positiva, apesar deste ser o grupo de indicadores que menos recebeu investimentos no período considerado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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