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dc.contributor.advisorBrondani, Gilberto
dc.creatorWeiss, Andressa Thais
dc.date.accessioned2022-06-13T14:26:07Z
dc.date.available2022-06-13T14:26:07Z
dc.date.issued2013-02-15
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24714
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2013por
dc.description.abstractThe Micro and Small Enterprises foster the development of the Brazilian economy, being necessary to leverage the country's growth. This is because of the abundant number of shops made in various regions and the vast capacity to generate jobs, which makes small businesses great pillars of Brazil's economy, as well as other countries of the globe. Despite its magnitude on the economic evolution of the country, small businesses account for only 20% of national GDP, reflecting several factors that hinder the development of small businesses, the main reasons for the lack of business planning, inexperience of managers and the disabled government incentives. Based on the influence of small establishments in the Brazilian economy, this study aimed to demonstrate the perception of small entrepreneurs in the clothing business in the city of Soledad - RS, as to how to manage your small business and your vision of professional accounting. It was found that these small firms behave similarly to other small Brazilian companies, with little development and longevity; few employees; intuitive management; personal influences hiring employees; disabled controls, lack of planning and limited view of professional accounting.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMicro e pequenas empresaspor
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectControlepor
dc.subjectContábilpor
dc.subjectMicro and small enterpriseseng
dc.subjectEconomicseng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectControleng
dc.subjectAccountingeng
dc.titleA controladoria como ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas comerciais do ramo de vestuáriopor
dc.title.alternativeControlling as a management tool for micro and small business of the apparel industryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoAs Micro e Pequenas Empresas fomentam o desenvolvimento da economia brasileira, sendo indispensáveis para alavancar o crescimento do país. Isto se deve ao fato do abundante número de estabelecimentos comerciais constituídos nas mais diversas regiões e a vasta capacidade de geração de empregos, o que torna os pequenos empreendimentos grandes pilares de sustentação da economia do Brasil, assim como em outros países do globo. Apesar de sua magnitude na evolução econômica do país, os pequenos negócios representam apenas 20% do PIB nacional, reflexo de diversos fatores que dificultam o desenvolvimento das pequenas empresas, tendo como principais razões a falta de planejamento do negócio, inexperiência dos gestores e os deficientes incentivos do governo. Baseando-se na influência dos pequenos estabelecimentos na economia brasileira, este trabalho objetivou demonstrar a percepção dos pequenos empresários do ramo de vestuário da cidade de Soledade – RS, quanto à forma de gerenciar seus pequenos negócios e sua visão do profissional contábil. Verificou-se que estas pequenas empresas se comportam de maneira semelhante a outras pequenas empresas brasileiras, apresentando pouco desenvolvimento e longevidade; poucos funcionários; gerenciamento intuitivo; influências pessoais na contratação de funcionários; controles deficientes; carência de planejamento e visão limitada do profissional contábil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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