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dc.contributor.advisorFreitas, Luiz Antônio Rossi de
dc.creatorTworkowski, Jóice Soares
dc.creatorArend, Laís
dc.date.accessioned2022-06-14T14:20:32Z
dc.date.available2022-06-14T14:20:32Z
dc.date.issued2014-07-07
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24756
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2014por
dc.description.abstractIn the age of knowledge, which was possible by the expansion of Information and Communication Technology, it’s noticeable a strong forward by the companies who based their business activity in this sector: Information and Communication Technology companies, also known as ICT. Considering that intellectual capital is significantly present in these companies equities, an accurate identification, measurement and analysis of its importance, add value to these companies. In this context, is part of the problem-question: What is the importance attached to intellectual capital by the company’s managers over Technology and Communication sector of Information indexed to the Technology Incubator of Santa Maria (ITSM)? Faced to the problem, this study aimed to identify whether the managers of these companies bestowed the Intellectual Capital upon their importance. To achieve this goal, the methodology used was descriptive and case study. Data collection occurred through secondary data using specialized books and articles; and primary data through an application form to the companies which took part in the study. The main outcome of the research is: there is strong evidence that Technology and Communication companies and the sector of Information indexed to the Technology Incubator of Santa Maria are not giving due importance to managerial identification, measurement and analysis of this feature that is a substantial portion of their composition: the intellectual capital.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCapital intelectualpor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectIntellectual capitaleng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.titleCapital intelectual das empresas de tecnologia da informação e comunicação: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe intellectual capital from companies working on information technology and communication: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoNa era do conhecimento, viabilizada pela contínua expansão da Tecnologia da Informação e Comunicação, se averigua um forte avanço por parte das empresas que têm baseadas nesse setor a sua atividade empresarial: empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, também conhecidas como TIC. Tendo em vista que o Capital Intelectual se faz presente de forma significativa no patrimônio dessas empresas, uma correta identificação, mensuração e análise de sua importância, agregam valor aos seus negócios. Nesse contexto, insere-se a questão-problema: qual é a importância atribuída ao Capital Intelectual pelos gestores das empresas do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação cadastradas na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM)? Diante do problema, este trabalho objetivou identificar se os gestores dessas empresas estão dando devida importância ao Capital Intelectual. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e o estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de dados secundários utilizando-se de livros e artigos especializados; e por dados primários, através da aplicação de formulário junto às empresas estudadas. O principal resultado da pesquisa é que existem fortes evidências de que as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação cadastradas na Incubadora Tecnológica de Santa Maria não estão atribuindo a devida importância gerencial à identificação, à mensuração e à análise desse recurso que é parte substancial de sua composição: o capital intelectual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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