dc.contributor.advisor | Rossato, Marivane Vestena | |
dc.creator | Cunha, Jaqueline Sabrini Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T14:33:08Z | |
dc.date.available | 2022-06-14T14:33:08Z | |
dc.date.issued | 2015-06-26 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24772 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | Complementing existing financial theories, behavioral finance based on the assumption that psychological aspects and "irrational" also influence the financial decisions. Financial education has been considered a factor that significantly interferes in these decisions. In this context, the question-problem that gave rise to this translates into: what is the relationship between financial education and propensity for borrowing to entering academics and graduates of undergraduate courses in Administration, Accounting and Economics Sciences, the Center for Social and Human Sciences (CCSH), the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? This study has as main objective to establish, according to behavioral finance, a relationship between financial education and propensity for borrowing the academics of these graduate students in 2015. For that questionnaires were given to freshmen and academics graduates of these courses in order to provide a comparison between them. For the analyzes, it started with the assumption that the graduating students have higher levels of financial literacy than the others. Data were analyzed using the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis nonparametric of nature. Confirming previous studies, the results of this study revealed that the three issues that have demonstrated statistically significant, two showed greater aversion to debt by the graduating students. But in one of them, the opposite occurred, assuming a psychological bias and "irrational" may have influenced the propensity for debt. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Finanças comportamentais | por |
dc.subject | Endividamento | por |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject | Behavioral finance | eng |
dc.subject | Debt | eng |
dc.subject | Financial education | eng |
dc.title | Relação entre educação financeira e endividamento: um estudo a luz das finanças comportamentais | por |
dc.title.alternative | Relationship between education and financial debt: a study of the light behavioral finance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Buscando complementar as teorias financeiras existentes, as finanças comportamentais partem do pressuposto de que, aspectos psicológicos e “irracionais” também exercem influência nas decisões financeiras. A educação financeira tem sido considerada um fator que interfere significativamente nessas decisões. Nesse contexto, a questão-problema que originou o presente estudo traduz-se em: qual é a associação entre educação financeira e propensão ao endividamento junto aos acadêmicos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? O presente estudo, possui como principal objetivo, estabelecer, de acordo com as finanças comportamentais, uma relação entre educação financeira e propensão ao endividamento junto aos acadêmicos dos referidos cursos de graduação, no ano de 2015. Para isso foram aplicados questionários aos acadêmicos ingressantes e concluintes dos referidos cursos, a fim de constituir um comparativo entre eles. Para as análises, partiu-se do pressuposto de que, os estudantes concluintes, possuem maiores níveis de educação financeira que os demais. Os dados coletados foram analisados com auxílio dos testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis, de natureza não paramétrica. Corroborando com estudos anteriores, os resultados deste estudo revelaram que das três questões que demonstraram-se relevantes estatisticamente, duas apontaram maior aversão ao endividamento por parte dos acadêmicos concluintes. Porém, em uma delas, ocorreu o contrário, supondo que, um viés psicológico e “irracional” pode ter influenciado na propensão ao endividamento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |