Auditoria interna: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria
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Data
2015-07-09Autor
Dalmolin, Marcelle Roatt
Pereira, Rafaela Rossi
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A unidade de auditoria interna da UFSM foi instituída em maio de 2011 e tem o objetivo de controlar as ações, as prioridades e os recursos públicos da instituição, evitando, também, a ocorrência de fraudes e erros. Para que a auditoria interna possa cumprir com o seu papel, torna-se essencial que a mesma esteja estruturada de tal forma que atenda aos interesses e exigências da instituição na qual está inserida. Assim, esse trabalho procurou saber se as técnicas de trabalho utilizadas pela unidade de auditoria interna da UFSM estão em conformidade com as normas de auditoria interna em vigor na legislação contábil. Para isso, utilizou-se o procedimento técnico do estudo de caso e a coleta dos dados foi por meio de entrevistas não-estruturadas realizadas junto aos funcionários da unidade, durante o primeiro semestre do ano de 2015. Nessa pesquisa, elaborou-se trinta e duas perguntas que foram respondidas pelos dois funcionários da unidade e que tiveram os dados qualificados para a análise. Para o embasamento teórico, foram descritos os conceitos sobre auditoria externa e interna e foi apresentado todo o desenvolvimento do trabalho, desde a avaliação do controle interno até a elaboração do relatório final de auditoria. Os resultados demonstraram que é necessária a contratação de novos funcionários, o que auxiliará a unidade a atender a sua demanda de trabalho. Além disso, foi constatado que a unidade não possui um procedimento padronizado em relação à avaliação dos riscos das auditorias. Ainda, verificou-se que há um controle geral da execução do planejamento de cada auditoria, porém, esse controle não é específico nem padronizado. Sobre o programa, detectou-se que o mesmo detalha, na sua maioria, o que é necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão e equipe técnica, servindo como guia para a realização do trabalho. Entretanto, o mesmo restringe-se a um check-list, que não contempla todas as questões necessárias ao entendimento dos procedimentos aplicados. Por fim, a respeito da documentação e do relatório de auditoria, ambos atendem ao que determinam as normas e com isso, cumprem com as suas finalidades.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [639]
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