Gestão do preço de venda na empresa PS Comércio e Serviços Ltda.
Resumo
A fixação dos preços dos produtos e serviços é um dos mais expressivos aspectos financeiros das entidades, necessitando que a organização tenha uma política de preços adequada aos fatores externos e internos que interferem na empresa e de acordo com a economia atual. Por isso, é importante que as entidades possuam instrumentos que auxiliem no processo de formação do preço de venda. Neste contexto, este estudo buscou desenvolver um modelo de gestão do preço de venda que auxilie o gestor no processo de formação do preço de vendas de produtos e serviços. Especificamente, o trabalho atingiu seus objetivos através da aplicação do método de pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa dos dados, que foram coletados pela pesquisa documental, bibliográfica e através de entrevista dirigida ao proprietário da empresa, a fim de obter informações necessárias para o desenvolvimento do modelo. O modelo de gestão do preço de venda foi desenvolvido e validado através da aplicação na empresa estudada. O modelo considera as informações internas referentes ao custo de aquisição da mercadoria, o custo hora dos serviços prestados, as despesas com vendas e as despesas operacionais e administrativas da empresa, o capital operacional investido, o lucro desejado sobre o capital, o ganho marginal esperado e o fator restritivo a ser considerado. A modelagem proposta pode ser adaptada e aplicada a outras empresas.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]
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