dc.contributor.advisor | Soares, Rodrigo Debus | |
dc.creator | Henning, Thales Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T14:36:53Z | |
dc.date.available | 2022-06-14T14:36:53Z | |
dc.date.issued | 2015-07-10 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24790 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | The trajectory of a higher education student must be planned and executed throughout his learning showing the legal requirements of the educational program, as well as the needs, purposes and expectations of the educational institution by means of a Pedagogical Political Project (PPP). The PPP serves to demonstrate the ways that the actors present in its construction act and think, expressing the culture of its educational institution and at the same time, helping to transform it. In that context, this study performed a comparison between the expected and the actual last year under graduated accountancy students’ profile from federal universities based in Rio Grande do Sul state, seeking to identify similarities and differences and possible causes for perceived data discrepancies. The research reached its objectives by applying the descriptive and applied methods, besides procedures like bibliography and documentation review and the questionnaires applied to last year students of Accountancy from federal universities based in Rio Grande South during 2015. The challenge of finding real applicability of PPP in the academic learning was developed and validated by the importance of qualification of teaching and learning. The inquiry is specific to compare expected and observance profile of last year under graduates students of Accountancy of federal universities based in Rio Grande do Sul state, notwithstanding it can be adapted and applied to other environments. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeto político pedagógico | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Instituição de ensino | por |
dc.subject | Pedagogical political project | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Higher education institutions | eng |
dc.title | Estudo comparativo do perfil dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis com seu projeto político pedagógico | por |
dc.title.alternative | Comparative study of the students profile of accountancy courses with your pedagogical political project | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | A formação de um aluno de uma instituição de ensino universitária deve ser planejada e executada ao longo de sua formação, demonstrando os requisitos legais do programa educacional, além das necessidades, propósitos e expectativas da instituição de ensino através do Projeto Político Pedagógico (PPP). Esse PPP tem a função de demonstrar os modos de agir e pensar dos atores presentes em sua construção, expressa a cultura de sua instituição de ensino e, ao mesmo tempo, ajuda a transforma-la. Nesse contexto, este estudo realizou a comparação do perfil esperado e efetivo dos egressos do último ano dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul, buscando apontar semelhanças e diferenças e possíveis causas para as discrepâncias percebidas. Especificamente, o trabalho atingiu seus objetivos através da aplicação do método de pesquisa descritiva e aplicada por intermédio de procedimentos técnicos bibliográfica, documental, e o questionário junto aos alunos do último ano dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul do ano de 2015. O questionamento da constatação da real aplicabilidade do PPP junto à formação acadêmica foi desenvolvido e validado através da importância da qualificação do ensino-aprendizagem. O questionamento é específico para comparação do perfil esperado e efetivo dos egressos do último ano dos cursos federais de Ciências Contábeis do estado do Rio Grande do Sul, mas poderá ser adaptado para outros cursos ou até mesmo com enfoque nacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |