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dc.contributor.advisorRossato, Marivane Vestena
dc.creatorPosser, Tamiris Gonçalves
dc.date.accessioned2022-06-14T14:38:11Z
dc.date.available2022-06-14T14:38:11Z
dc.date.issued2015-06-29
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24793
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2015por
dc.description.abstractSocial responsibility is increasingly present in the management of companies through actions that require investments (channeling resources) to bring benefits to its employees and the community. A company with favorable economic and financial situation can trigger larger volumes of investment in the social area. Thus, this study aims to analyze the association among AES Sul net income, internal social indicators, external social indicators and environmental indicators from 2005 to 2014. AES Sul was chosen for its significant representation in the state's economy, and also because its activity uses environmental, human, technological and financial resources, which belong to the whole society; in addition to that, the company concerns to provide the most appropriate working conditions for its employees and to present investments made for the benefit of society as a whole, as evidenced in their social balance sheets published. In order to get information on the activities and actions developed by the company, we got data from the sustainability reports produced by the company, and used descriptive, quantitative and documentary research with a case study. The results show strong positive correlation between net revenue and internal social investments in the period. High values of compulsory social charges and profit sharing have significant participation in the identified behavior. Between net revenue and environmental indicators, the results showed a strong and positive correlation, although this is the group of indicators that received less investment. Between net revenues and external social indicators, correlation is considered weak and positive. What has contributed to the value of the correlation between net revenue and external social indicators was relative to taxes, which reflects the concern of the company to comply with its obligations to society and government.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectBalanço socialpor
dc.subjectCorrelaçãopor
dc.subjectSocial responsibilityeng
dc.subjectSocial balance sheeteng
dc.subjectCorrelationeng
dc.titleCorrelação entre a receita líquida e os indicadores socioambientais da empresa AES Sul, no período de 2005 a 2014por
dc.title.alternativeThe correlation between net revenues and environmental indicators at AES Sul company from 2005 to 2014eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA responsabilidade social está cada vez mais presente na gestão das empresas, através de ações que demandam investimentos (canalização de recursos) em ações que tragam benefícios aos seus colaboradores e a comunidade. Uma empresa com situação econômico-financeira favorável pode desencadear maiores volumes de investimentos na área social. Desta forma o objetivo deste estudo foi analisar a associação entre a receita líquida da empresa AES Sul, os indicadores sociais internos, os indicadores sociais externos e os indicadores ambientais no período de 2005 a 2014. A empresa AES Sul foi escolhida por sua significativa representatividade na economia do Estado; também por sua atividade utilizar recursos ambientais, humanos, tecnológicos e financeiros que pertencem a toda a sociedade; além da empresa estar preocupada em proporcionar as mais adequadas condições de trabalho aos seus colaboradores e os investimentos realizados em beneficio à sociedade como um todo, evidenciados nos seus Balanços Sociais publicados. Para obter as informações sobre as atividades e ações desenvolvidas pela empresa, buscou-se os dados nos Relatórios de Sustentabilidade elaborados pela empresa AES Sul e utilizou-se das pesquisas denominadas como descritiva, quantitativa e documental e a técnica utilizado foi o estudo de caso. Os resultados obtidos demonstram correlação forte e positiva entre a receita líquida e os investimentos sociais internos realizados no período. Os elevados valores dos Encargos Sociais Compulsórios e a Participação nos Lucros ou Resultados têm participação significativa no comportamento identificado. Entre a receita líquida e os indicadores ambientais, os resultados evidenciaram haver correlação forte e positiva, apesar deste ser o grupo de indicadores que menos recebeu investimentos. Entre a receita líquida e os indicadores sociais externos, a correlação verificada é considerada fraca e positiva. O que contribuiu para o valor encontrado da correlação entre receita líquida e os indicadores sociais externos foi os valores relativos aos tributos, que evidencia a preocupação da empresa em cumprir com suas obrigações perante a sociedade e o governo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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