Show simple item record

dc.contributor.advisorStorch, Laura Strelow
dc.contributor.advisorMissau, Lucas Dürr
dc.creatorFeil, Bruna Eduarda Meinen
dc.date.accessioned2022-06-14T17:08:48Z
dc.date.available2022-06-14T17:08:48Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24832
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectGoogle News Initiativepor
dc.titleJornalismo e inovação: uma análise dos projetos financiados pelo Google News Initiative - Innovation Challenge em 2019por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoEste trabalho faz um mapeamento das iniciativas selecionadas pelo programa Google News Initiative (GNI) Innovation Challenge na rodada que abrangeu o ano de 2019. O estudo tem como objetivo geral compreender de que maneira as características de inovação se manifestam nos projetos financiados pelo programa. Para examinar o conjunto de iniciativas selecionadas, utilizamos a análise de conteúdo como método de pesquisa. A rodada 2019 abrangeu quatro grandes regiões definidas pelo desafio: “América Latina”, “América do Norte”, “Ásia-Pacífico” e “Oriente Médio, África, Turquia”. A coleta de dados empíricos foi realizada entre janeiro e abril de 2020, no site do GNI Innovation Challenge e o corpus consolidado da pesquisa é de 107 projetos. As categorias de análise foram construídas com base na leitura de textos que apresentam tendências conceituais e estudos de caso, nos quais encontramos referências para o estabelecimento da seguinte classificação: inovação organizacional, inovação de processo e inovação de produto. Destacamos que, embora o Google tenha indicado diferentes temáticas para cada uma das regiões participantes, de modo geral, a rodada 2019 do GNI Innovation Challenge demonstrou especial interesse em financiar iniciativas que tenham como foco o desenvolvimento de modelos de negócio ou estratégias específicas de sustentabilidade para veículos e organizações. Essa, portanto, é uma característica relevante dos projetos selecionados e que se reflete nos resultados de nossa pesquisa. Enquadramos 65 propostas na categoria inovação organizacional, número que representa 61,3% do total de 107 projetos selecionados pelo programa. Por sua vez, as categorias inovações de processo (24 projetos) e inovações de produto (17 projetos), representam, respectivamente, 22,6% e 16% do total de projetos selecionados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.