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dc.contributor.advisord'Ornellas, Marcos Cordeiro
dc.creatorSautter, Rubens Andreas
dc.date.accessioned2022-06-15T12:52:42Z
dc.date.available2022-06-15T12:52:42Z
dc.date.issued2014-12-02
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24853
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014.por
dc.description.abstractMany activities like walk, run or jump can damage the knees, and so it is an recurrent problem in the population. The treatment for this injury varies according to its severity, that may be treated according to it (Silva, 2007). One common step in many rehabilitation process is the cinesioterapy, where the patient is treated by repetitive movements. Because of this many technologies where developed to make this exercices more fun. But these technologies are mostly paid, making it difficult to achieve it. So we have made in this work a game, in a partnership between HUSM and UFSM, to help treat patients. In this work we developed a game that aims to assist physiotherapists to rehabilitate athletes who have suffered some type of knee injury. To made this game we have studied the knee injuries, as its traditionally treatement and then we developed it using Kinect. To evaluate the system requirements, we have performed a usability test with specialization physical therapy students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectKinectpor
dc.subjectEquilíbriopor
dc.subjectUnityeng
dc.titleReabilitação de pacientes com desordens de equilíbrio utilizando kinectpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA reabilitação de pacientes que sofreram lesões no joelho durante uma prática desportiva é e muitas vezes demorada, podendo afetar diversas habilidades motoras e de equilíbrio. Como forma complementar de reabilitação destes pacientes, foi proposto neste trabalho o estudo e implementação de um jogo utilizando o dispositivo Kinect, avaliando sua usabilidade e eficiência. O Kinect é um dispositivo de captura de imagens permite mapear os movimentos do paciente para um modelo em três dimensões e assim utilizar este modelo em um jogo. Este dispositivo possui compatibilidade com diversas engines gráficas, dentre elas a Unity foi utilizada para o desenvolvimento deste jogo devido a sua compatibilidade com diversos tipos de modelos em 3D. Além disto, a Unity possui métodos para a conexão com servidores de bancos de dados, que foram utilizados para enviar informações sobre a forma de execução dos exercícios realizados pelo paciente para um servidor. Isto permite que posteriormente possam ser avaliados a execução dos exercícios de reabilitação, com maior acuidade, auxiliando o fisioterapeuta a determinar o tipo de movimento que o paciente deve realizar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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