dc.contributor.advisor | d'Ornellas, Marcos Cordeiro | |
dc.creator | Sautter, Rubens Andreas | |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T12:52:42Z | |
dc.date.available | 2022-06-15T12:52:42Z | |
dc.date.issued | 2014-12-02 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24853 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Many activities like walk, run or jump can damage the knees, and so it is an recurrent
problem in the population. The treatment for this injury varies according to its severity, that
may be treated according to it (Silva, 2007). One common step in many rehabilitation process
is the cinesioterapy, where the patient is treated by repetitive movements. Because of this
many technologies where developed to make this exercices more fun. But these technologies
are mostly paid, making it difficult to achieve it. So we have made in this work a game, in a
partnership between HUSM and UFSM, to help treat patients.
In this work we developed a game that aims to assist physiotherapists to rehabilitate
athletes who have suffered some type of knee injury. To made this game we have studied the
knee injuries, as its traditionally treatement and then we developed it using Kinect. To
evaluate the system requirements, we have performed a usability test with specialization
physical therapy students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reabilitação | por |
dc.subject | Kinect | por |
dc.subject | Equilíbrio | por |
dc.subject | Unity | eng |
dc.title | Reabilitação de pacientes com desordens de equilíbrio utilizando kinect | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A reabilitação de pacientes que sofreram lesões no joelho durante uma prática
desportiva é e muitas vezes demorada, podendo afetar diversas habilidades motoras e de
equilíbrio. Como forma complementar de reabilitação destes pacientes, foi proposto neste
trabalho o estudo e implementação de um jogo utilizando o dispositivo Kinect, avaliando sua
usabilidade e eficiência. O Kinect é um dispositivo de captura de imagens permite mapear os
movimentos do paciente para um modelo em três dimensões e assim utilizar este modelo em
um jogo. Este dispositivo possui compatibilidade com diversas engines gráficas, dentre elas a
Unity foi utilizada para o desenvolvimento deste jogo devido a sua compatibilidade com
diversos tipos de modelos em 3D. Além disto, a Unity possui métodos para a conexão com
servidores de bancos de dados, que foram utilizados para enviar informações sobre a forma de
execução dos exercícios realizados pelo paciente para um servidor. Isto permite que
posteriormente possam ser avaliados a execução dos exercícios de reabilitação, com maior
acuidade, auxiliando o fisioterapeuta a determinar o tipo de movimento que o paciente deve
realizar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |