dc.contributor.advisor | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Oliveira, Vanderlan Dupont de | |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T13:00:34Z | |
dc.date.available | 2022-06-15T13:00:34Z | |
dc.date.issued | 2014-12-04 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24861 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The vehicular driving simulators are becoming increasingly present in the education
and training of drivers, but are still very limited in the real world representation. This tool provides
a more targeted training with the advantage of not the user at risk for possible accidents.
To characterize a simulator, and can be used in driver training, it is necessary that, at the general
level, representing as much as possible reality. The synchronization of sounds with images of
the scene reproduced in the preview screen is an important aspect for the simulation of cars
and/or motorcycles, providing the user with a greater sense of realism that interacts with the
simulator. Achieve the desired timing is a challenging task and this work explores aspects of
handling and synchronization, real-time, sounds, images and events that occur in a motorcycle
simulator prototype. By the complexity, it is necessary to use a game engine, the Unity 3D,
which provides various support tools for game development and/or simulators, and audio is an
aspect that can be used and manipulated. This work implements an audio system prototype, focusing
on synchronization between audio, images and events that occur in a virtual environment
simulation using effects and audio techniques such as 3D Sound and Surround Sound. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Motocicleta | por |
dc.subject | Unity3D | eng |
dc.subject | Sincronização | por |
dc.subject | Áudio | por |
dc.title | Desenvolvimento de um protótipo de sistema de áudio para um simulador de motocicleta | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Os simuladores de direção veícular estão se tornando cada vez mais presentes no treinamento
e formação de condutores, mas ainda são bastante limitados na representação do mundo
real. Esta ferramenta proporciona um treinamento mais direcionado com a vantagem de não
ao usuário em risco quanto a possíveis acidentes. Para se caracterizar um simulador, e poder
ser utilizado na formação de condutores, é necessário que esse, em âmbito geral, represente
o máximo possível a realidade. A sincronização dos sons com as imagens do cenário reproduzidas
na tela de visualização é um aspecto importante para a simulação de automóveis e/ou
motocicletas, proporcionando ao usuário uma maior sensação de realismo ao interagir com o
simulador. Alcançar o sincronismo desejado é uma tarefa desafiadora e este trabalho explora
os aspectos de manipulação e sincronização, em tempo real, dos sons, imagens e eventos que
ocorrem num protótipo de simulador de motocicleta. Pela complexidade do trabalho, faz-se
necessário a utilização de uma engine de jogos, a Unity 3D, a qual fornece diversas ferramentas
de apoio para o desenvolvimento de jogos e/ou simuladores, e o áudio é um aspecto que pode
ser utilizado e manipulado. Este trabalho implementa um protótipo de sistema de áudio, com
foco na sincronização entre áudio, imagem e eventos que ocorrem em um ambiente virtual de
simulação, utilizando efeitos e técnicas de áudio tais como Áudio 3D e Surround Sound. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |