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dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorRosa, Luis Henrique Carvalho
dc.date.accessioned2022-06-20T14:12:26Z
dc.date.available2022-06-20T14:12:26Z
dc.date.issued2014-12-03
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24898
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe testing activity is a critical element, whereas the costs associated with software failures are usually high. This study aims to insert intelligent avatars in a 3D virtual environment for learning in Software Testing area, with the premise of performing an interaction with students in the world, discussing matters pertaining to courses a student computing area. The methodology used in this work can be divided into two phases: a sequence of activities for development of the play and the actors involved; and the development of conversational intelligent agents (chatterbot) that will interact with the students. The developed environment will be presented to a group of students, where a usability evaluation will be conducted to analyze the effectiveness of the NPC, the chatterbot and play. The proposal is to conduct the initial evaluation with a group of graduate volunteers Professional Masters in Educational Technology Network in order to verify the usability of the world tests, play and conversational agent. It is expected with this initial assessment, can be analyzed strengths and weaknesses of the proposal developed for the future, reassess the world created with students from specific disciplines of software testing area, in order, in addition to environmental usability evaluation, evaluate the pedagogical potential of the proposed approach.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMundos virtuais 3Dpor
dc.subjectChatterbotpor
dc.subjectNPCpor
dc.titleAvatares inteligentes como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos de testes de softwarepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA atividade de teste é um elemento crítico, considerando que os custos associados às falhas de software usualmente são elevados. O presente estudo tem por objetivo inserir avatares inteligentes em um ambiente virtual 3D para aprendizagem na área de Teste de Software, com a premissa de realizar uma interação com os estudantes no mundo, discutindo assuntos pertinentes a um estudante de cursos da área de computação. A metodologia seguida neste trabalho pode ser dividida em dois momentos: uma sequência de atividades para desenvolvimento da peça teatral e dos agentes envolvidos; e o desenvolvimento dos agentes inteligentes conversacionais (chatterbots) que irão interagir com os estudantes. O ambiente desenvolvido será apresentado para um grupo de estudantes, onde será realizada uma avaliação de usabilidade, para analisar a efetividade dos NPC’s, dos chatterbots e da peça teatral. A proposta é realizar a avaliação inicial com um grupo de voluntários da pós-graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede de forma a verificar a usabilidade do mundo de testes, peça teatral e agente conversacional. Espera-se, com esta avaliação inicial, possam-se analisar potencialidades e fragilidades da proposta desenvolvida para, futuramente, avaliar novamente o mundo criado com alunos de disciplinas específicas da área de teste de software, visando, além da avaliação de usabilidade do ambiente, avaliar o potencial pedagógico da abordagem proposta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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