dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Zancanaro, Eric Tomás | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T15:31:03Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T15:31:03Z | |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24937 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Aiming to promote research on fields such as artificial intelligence and robotics, RoboCup
promotes annual robot soccer competitions. These competitions demand work on different
knowledge fields, being the development of motor skills as important as the creation of behaviors
capable of controlling the robots.
Looking to gather experience applicable to controlling physical robots, we utilize computer
simulation to create behaviors capable of being followed by a team of simulated players,
capable of autonomously participating in a soccer match.
Working with the SimsPark simulation platform, we have a three-dimensional environment
capable of replicating an approximation of the challenges faced in the real robots
competition.
The behaviors were implemented by use of a framework made available by the German
team MagmaOffenburg, a framework which provides the agents with basic motor skills.
Three roles were defined for the creation of the behaviors, each of which adequate to the
objectives identified for these roles in a full soccer match. These behaviors create a team capable
of fulfilling the basic functions expected in a soccer match. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | RoboCup | por |
dc.subject | Simulação computacional | por |
dc.subject | Comportamento | por |
dc.subject | Java | por |
dc.subject | Futebol de robôs | por |
dc.subject | MagmaOffenburg | por |
dc.title | Implementação de estratégias de comportamento para agentes em uma simulação 3D de futebol | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Com o objetivo de promover as pesquisas nas áreas de inteligência artificial e robótica, a
RoboCup promove anualmente competições de futebol de robôs. Estas competições demandam
trabalho em diferentes áreas do conhecimento, sendo igualmente importantes o desenvolvimento
das capacidades motoras dos robôs participantes e a criação de comportamentos para o controle
dos mesmos.
Buscando adquirir experiência aplicável ao controle de robôs físicos, utilizamos as
capacidades da simulação computacional para criar comportamentos a serem seguidos por um
time de jogadores simulados, capazes de participar de forma autônoma de uma partida de futebol.
Utilizando a plataforma de simulação SimsPark, trabalhamos com um ambiente de
simulação tri-dimensional, capaz de representar uma aproximação dos desafios encontrados na
competição de futebol de robôs reais.
Os comportamentos foram implementados utilizando-se de um framework disponibilizado
pela equipe alemã MagmaOffenburg, o qual provê funcionalidades motoras básicas para os
agentes.
Para a criação dos comportamentos foram definidos três papéis existentes em um time
de futebol, cada qual possui um comportamento adequado ao objetivo identificado para cada
um destes papéis em uma partida completa. Estes comportamentos criam um time capaz de
desempenhar as funções básicas esperadas em uma partida de futebol. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |