dc.contributor.advisor | Araújo, Olinto César Bassi de | |
dc.contributor.advisor | Stein, Benhur de Oliveira | |
dc.creator | Neto, Alberto Francisco Kummer | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T18:13:03Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T18:13:03Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24957 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escalonamento de veículos de frota heterogênea | por |
dc.subject | Geração de tabela de horários | por |
dc.subject | Otimização combinatória | por |
dc.subject | Programação inteira mista | por |
dc.subject | Decomposição de problemas lineares | por |
dc.title | Resolução do problema de escalonamento de veículos de frota heterogênea integrada a geração de tabela de horários através do método de geração de colunas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Tendo em vista os problemas de mobilidade urbana decorrentes do crescimento populacional
acelerado em torno dos centros urbanos, um sistema de transporte público eficiente
apresenta-se como um fator decisivo para suprir as necessidades de deslocamento da população.
Neste trabalho é apresentada uma análise para um modelo de Programação Linear Inteira para
geração da tabela de horário de viagens integrada ao escalonamento de veículos de frota heterogênea,
decomposto sob os moldes da técnica de Geração de Colunas. Resultados mostram
que o modelo é escalável e permite a obtenção de expressivas reduções no número de veículos
em circulação, sem comprometer o conforto dos passageiros. Algumas das implicações são a
redução da tarifa de transporte público e um melhor aproveitamento dos veículos em circulação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |