Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Kronbauer, Luiz Gilberto"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
A ética na formação de professores da educação básica
(2018-07-05)A Dissertação, “A Ética na Formação de Professores da Educação Básica”, que apresento para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Por uma educação infantil dialógica, na direção da educação para o pensar – Lipman e Freire
(2023-03-04)Esta dissertação de Mestrado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa/LP1- Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS e visa ... -
O estágio como espaçotempo de experiências na formação em educação física: diálogo com a Hermenêutica Gadameriana
(2019-05-31)Esta tese trata de compreender como a Hermenêutica Filosófica de Gadamer pode ser uma perspectiva para pensar a aprendizagem de ser professor/a de Educação Física na experiência do estágio. Organizada como um estudo teórico, ... -
Que experiências motivam a escolha da docência durante a formação inicial? Percursos de auto(trans) formação docente em Letras
(2022-08-18)A presente tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e formação profissional (LP1). ... -
Espaço escolar na contradição: educação e violência – experiências de professores no contexto da educação básica
(2022-07-07)A presente Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Educação, a ―Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖, da ―Universidade Federal de Santa Maria‖ (PPGE/UFSM). O texto ... -
A escola como espaço/tempo de auto(trans)formação permanente e mudança da prática docente
(2016-08-31)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa/LP1- Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivou-se com este ... -
Para uma crítica da educação e por uma compreensão da violência
(2022-12-13)A presente tese busca contribuir para uma crítica da educação compreendendo a violência como parte da mesma e como fenômeno social. Essa crítica tem como fio condutor os estudos de Walter Benjamin, onde este, propõe a ... -
Psicanálise, educação e formação inicial de professores: desafios, articulações e contribuições possíveis
(2017-05-30)Esta pesquisa aborda possibilidades e desafios concernentes à articulação entre as áreas da Educação, da Psicanálise e Formação Inicial de Professores. Objetiva, principalmente, compreender de que forma ... -
A phronesis e os saberes docentes na práxis em educação infantil
(2022-07-14)Esta Dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Percepções na docência em Educação Física: a formação do ser professor a partir de Merlau-Ponty
(2019-08-26)Esta pesquisa se direciona em compreender a percepção que os professores possuem de sua formação em Educação Física acerca do exercício da docência. Para tanto, utilizaremos como base de sustentação teórica os fundamentos ... -
Saúde emocional, qualidade de vida e bem-estar docente: o reconhecimento do outro na esfera da docência universitária
(2021-02-03)Esta dissertação inscreve-se na linha de pesquisa “Docência, saberes e formação de professores", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa teve o objetivo ...