Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Sarturi, Rosane Carneiro"
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Um olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentina
(2009-07-10)O presente estudo pretende uma reflexão acerca dos espaços sociais, históricos, políticos e econômicos nos quais estão inseridos a escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, no Brasil e na Escola Primaria (EP)19, ... -
Ensino fundamental de nove anos: em busca da legitimação no cotidiano escolar
(2010-03-26)Esta dissertação investiga como são implementadas as políticas públicas no cotidiano de uma escola particular e de uma escola pública estadual de ensino do município de Santa Maria, considerando a ampliação da escolarização ... -
O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
(2022-08-29)O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Tecnologias digitais emergentes na educação superior: contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos
(2021-04-09)Este trabalho foi desenvolvido no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas ... -
Quem escondeu o ritmo oculto? Um estudo de caso comparado entre o ritmo escolar no Brasil e França
(2018-08-07)O estudo desenvolvido versou sobre o termo Ritmo Escolar, entendendo este como um componente curricular que trata do funcionamento temporal Formal, Real e Oculto da escola. O objetivo foi de, a partir de um Estudo de Caso ... -
Círculos dialógicos em contexto educacional militar: políticas curriculares e suas articulações com a língua inglesa no ensino médio
(2018-07-10)O presente trabalho possui como temática central a relação entre as políticas curriculares e a língua inglesa (LI) no ensino médio. A pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a produção de sentidos na relação ... -
A utilização das TIC no ensino de Física: uma experiência no sistema prisional em Santa Maria/RS
(2014-04-30)A presente investigação refere-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino voltado a pessoas privadas de liberdade. O objetivo foi analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação ... -
Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
Narrativas (auto)biográficas com professoras sobre as violências e a educação para a humanização: “foi um rio que passou em minha vida”
(2021-11-03)Este estudo foi desenvolvido no Curso do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
A produção de sentidos sobre o bullying entre professores/as no cotidiano escolar
(2019-08-19)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O trabalho apresenta como ... -
Evasão escolar: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Porto Nacional
(2015-04-09)Esta pesquisa versa sobre a evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO - Campus Porto Nacional, como uma das preocupações que afligem não só o Instituto, mas outras unidades ... -
A inserção do setor privado na educação básica municipal e seus efeitos nas políticas públicas educacionais
(2023-11-23)Esta dissertação de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (LP1) - PPPG, da Universidade ... -
A língua espanhola na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS: considerações e perspectivas futuras
(2020-08-26)Esta dissertação trata da Emenda à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e a inclusão da obrigatoriedade da disciplina de língua espanhola na educação básica das escolas municipais e estaduais. O objetivo centra-se ... -
O auxílio de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xeque
(2015-02-25)Este estudo investigou o Programa Auxílio de Formação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas, inserido na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas ... -
Políticas curriculares: conhecimento em diáspora
(2018-10-15)Mediante uma sociedade disciplinar, que valoriza o acúmulo de informações, torna-se um desafio a construção de projetos e escolas inovadoras que consigam superar a cultura organizacional escolar disciplinar historicamente ... -
Contribuições da organização da gestão escolar para a ressignificação do espaço público da escola
(2011-03-31)Esta dissertação apresenta algumas contribuições da organização da gestão escolar para a ressignificação do espaço público da escola, considerando que os pressupostos de mercado que disseminam os interesses econômicos ... -
Glossário de ciência política: contribuições para os estudos das políticas educacionais
(2021-12-18)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), concebe as temáticas da Ciência Política como um instrumental analítico fundamental para ... -
Práticas pedagógicas na educação a distância: deslocamento de memórias e sentidos
(2012-02-25)A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem como ... -
O currículo como construtor do desenvolvimento humano em sua integralidade: inovações e transformações
(2021-09-11)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e ...