Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por orientadores "Ticks, Luciane Kirchhof"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Identificação profissional de professores constituída em um programa de formação continuada
(2015-12-14)Este trabalho integra o projeto guarda-chuva Atividades colaborativo-educacionais em contextos escolares A.C.E.C.E. (TICKS, 2012), o qual se constitui em uma proposta de formação continuada colaborativa na medida em ... -
Formação continuada de professores de língua inglesa: em busca de uma prática pedagógica multiletrada para a EJA
(2019-11-28)A prática colaborativa em contextos escolares é compreendida como uma “atividade sistematizada e mediada entre sujeitos, pautada em instrumentos que propiciam a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia” ... -
Representações de interdisciplinaridade por professores da rede pública ao longo de uma formação continuada
(2015-02-26)A perspectiva interdisciplinar no contexto escolar tem sido pauta de muitas pesquisas e discussões em Linguística Aplicada. Diversos documentos oficiais que regem o sistema educacional brasileiro, tais como as Orientações ... -
A naturalização do mito da democracia racial em livro didático de língua inglesa do ensino médio
(2023-04-14)O ensino de racialidade e identidade étnica nas escolas tem grande significado social, uma vez que grupos étnicos minoritários são influenciados por discursos e práticas racistas diariamente. Dessa forma, destacamos o ... -
Práticas de letramentos em um programa de formação inicial de professores de língua inglesa
(2021-01-19)Esta pesquisa busca investigar as práticas de letramentos vivenciadas/mobilizadas por professores em formação inicial, participantes de uma comunidade de prática (WENGER; TRAYNER, 2011), a qual promove a formação de ... -
O processo argumentativo construído em um programa de formação continuada multiletrada com professores da educação de jovens e adultos (EJA)
(2021-02-11)Considerando a relação entre teoria e prática na atuação docente, as ferramentas e os recursos teórico-metodológicos que embasam a prática de professores de linguagem são diversas. Entre elas, a argumentação em contextos ... -
Processos de identificação de professores de inglês em tempos de pandemia
(2022-07-04)Esta pesquisa compõe os estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E.) e está vinculada ao projeto guarda-chuva Línguas na Escola: formação colaborativa de professores de ... -
A Pedagogia dos Letramentos e a Análise Crítica de Gênero como suporte teórico de uma unidade didática produzida por professores em formação inicial no projeto Línguas no Campus (LinC)
(2024-03-28)Este estudo tem como objetivo investigar de que forma a construção do conhecimento científico se materializa na produção de material didático desenvolvido por acadêmicos do curso de Letras – Inglês da UFSM, participantes ... -
O sistema de atividades do estágio de letras-inglês sob a perspectiva do professor em formação
(2018-12-18)As disciplinas de Estágio Supervisionado materializam a vivência em sala de aula dos professores em formação de maneira curricular e institucionalizada. Tendo caráter obrigatório na formação inicial, diversas leis e ... -
Análise crítica de livros didáticos de língua inglesa do ensino médio: que representações de letramentos emergem desses textos?
(2024-03-28)Mesmo diante das mudanças educacionais vivenciadas na atualidade, o livro didático continua sendo uma ferramenta importante no contexto escolar, uma vez que os mais recentemente editados prometem contribuir para o ... -
Representações de letramento no contexto escolar: a construção de um conceito socialmente situado em um programa de formação de professores
(2014-02-28)O tema do letramento tem estado no centro das pesquisas e discussões em Linguística Aplicada (ROJO, 2010; SOARES, 2011), bem como é recorrente o emprego do termo em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares ... -
Colaboração e ressignificação de práticas de ensino e aprendizagem de inglês na escola pública: aventuras e desventuras em uma 3ª série do ensino médio
(2018-12-20)Estudos sobre o ensino e a aprendizagem de inglês como língua adicional (ILA) na escola pública (COELHO, 2005; PAIVA, 2007; TICKS, 2008; SCHERER; MOTTA-ROTH, 2015; CUNHA; STURM, 2015; PIMENTA; MOREIRA; REEDIJK, 2016) ... -
O conceito de (multi)letramentos subjacente às atividades pedagógicas produzidas para uma unidade didática em um programa de formação continuada na escola pública
(2017-12-13)Trabalhar com multiletramentos é abordar a diversidade cultural e a multiplicidade semiótica (ROJO, 2012). Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar em que medida o conceito de (multi)letramentos ... -
Os desafios da EJA/Santa Maria: uma análise de documentos, livro didático e práticas de letramentos de professores de inglês da rede municipal
(2022-12-15)A Educação de Jovens e Adultos, por apresentar em sua origem a ideia de que é possível aprender por toda a vida e de que a prática dos letramentos é um passo indispensável na construção da autonomia de mulheres e homens, ...