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dc.contributor.advisorDorneles, Joaquim Luiz Rodrigues
dc.creatorWeber, Fabiane Villvvock
dc.date.accessioned2022-06-22T15:13:26Z
dc.date.available2022-06-22T15:13:26Z
dc.date.issued2010-06-25
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25010
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2010por
dc.description.abstractThis paper seeks to know the profile of social performance of companies in the urban transportation midsize certified by the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul Since the provision of services of urban public transportation directly impacts society through the daily movement of population. These are case studies with a descriptive and qualitative-quantitative approach, where the Social serves as an instrument of disclosure and measurement of environmental responsibility through the indicators of the workforce, investment in citizenship and the environment. This statement has no legal obligation to be established, making it complementary to the financial statements and emphasizing the economic actions and postures adopted social and environmental. The analysis of practices adopted include, first, the indicators of the staff showing how the company has been allocating monetary resources and what the main benefits for its employees, second analyzes the allocation of investments by adopting a stance a corporate citizen working with the commitment to develop recovery programs in communities. Finally, the actions developed under the environment in order to promote sustainable development and mitigate the impacts caused by the performance of their activities. These findings revealed that there is the adoption of socially responsible attitude by business object of this study. Thus, those who want longevity in your business should adopt sustainable development based on union concerns economic, social and environmental.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBalanço socialpor
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpor
dc.subjectTransporte coletivo urbanopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectPerfil de atuação socialpor
dc.subjectSocial reportingeng
dc.subjectEnvironmental responsibilityeng
dc.subjectUrban transportationeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.titleBalanço social como instrumento para evidenciação do perfil de atuação social: um estudo com base em empresas do setor de transporte urbanopor
dc.title.alternativeThe social report as a tool of disclosure and measurement of social responsibility: a study based businesses in the urban transport sectoreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEste trabalho busca conhecer o perfil de atuação social das empresas do setor de transporte coletivo urbano de médio porte certificadas pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Considerando que a prestação dos serviços de transporte coletivo urbano impacta diretamente a sociedade por meio do deslocamento diário da população. Metodologicamente optou-se pelo multicaso com cunho descritivo e abordagem quali-quantitativa, onde o Balanço Social serve como instrumento de evidenciação e mensuração da responsabilidade socioambiental por meio dos indicadores do corpo funcional, investimentos em cidadania e em meio ambiente. Esse demonstrativo não tem obrigação legal de ser elaborado, tornando-se complementar às demonstrações contábeis e enfatizando as ações econômicas e posturas sociais e ambientais adotadas. As análises das práticas adotadas compreendem, num primeiro momento, os indicadores do corpo funcional evidenciando o quanto a empresa vem destinando de recursos monetários e quais os principais benefícios destinados aos seus funcionários. Num segundo momento analisa-se a destinação dos investimentos ao adotar uma postura de empresa cidadã colaborando com o compromisso de desenvolver programas de valorização nas comunidades. E por último, as ações desenvolvidas no âmbito do meio ambiente de forma a promover o desenvolvimento sustentável e a mitigar os impactos ocasionados pelo desempenho de suas atividades. Os achados permitiram concluir que há a adoção de postura socialmente responsável por parte das empresas objeto desse estudo. Desta forma, quem deseja longevidade em seus negócios deve adotar o desenvolvimento sustentável baseado na união das preocupações econômicas, sociais e ambientais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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