Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMadruga, Sérgio Rossi
dc.creatorPeres, Eliane
dc.creatorMüller, Kate Cristina
dc.date.accessioned2022-06-23T19:28:46Z
dc.date.available2022-06-23T19:28:46Z
dc.date.issued2009-06-29
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25060
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2009por
dc.description.abstractThe present work presents a study accomplished in a company of medium load of the hotel segment, located in the city of Tramandaí-RS. It was looked for, in this study, to accomplish a larger knowledge regarding the hotel as company and an explanation of the tourist section in the current economy as well as to elaborate an analysis of the possible effects of the instability in the customers' demand in the results of the hotel, in function of his/her location in coastal area, whose characteristic is to present great demand oscillations between the discharge and low station. For such the relative concepts were used to the accounting of costs and managerial and the collection of data, regarding the exercise of 2008, with the managers and accountant of the company, whose values subsidized the relative calculations to the balance point and the point of closing of the same. Through the analysis of these it can be verified that the maintenance of the lodging services during the whole period is an appropriate decision in relation to the covering of the fixed costs of the company and the profit obtaining, what makes unfeasible the closing of their activities during the low station. However, so that such decision can be accomplished in an efficient way is done necessary a larger involvement of the collaborators with the process of financial administration and the integration of the hotel with the own accounting, what could make possible the implementation of a control work and administration of costs. It was still noticed the lack of a strategic vision of the managers, in other words, gone back to long period, the one that seems characterize the global thought of the whole area.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCusto-volume-lucropor
dc.subjectPonto de equilíbriopor
dc.subjectPonto de fechamentopor
dc.subjectSazonalidadepor
dc.subjectCost-volume-profiteng
dc.subjectBreak-even-pointeng
dc.subjectClosing pointeng
dc.subjectInstability in the customers' demandeng
dc.titleAnálise da sazonalidade numa empresa do ramo hoteleiropor
dc.title.alternativeAnalysis of the instability in the customers' demand in a company of the hotel brancheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma empresa de médio porte do segmento hoteleiro, localizado na cidade de Tramandaí-RS. Buscou-se, neste estudo, realizar um aprofundamento dos conhecimentos a respeito do hotel como empresa e uma contextualização do setor turístico na economia atual bem como elaborar uma análise dos possíveis efeitos da sazonalidade nos resultados do hotel, em função de sua localização em região litorânea, cuja característica é apresentar grandes oscilações de demanda entre a alta e baixa estação. Para tal foram utilizados os conceitos relativos à contabilidade de custos e gerencial e a coleta de dados, referentes ao exercício de 2008, com os gestores e contador da empresa, cujos valores subsidiaram os cálculos relativos ao ponto de equilíbrio e ao ponto de fechamento da mesma. Através da análise destes pode-se verificar que a manutenção dos serviços de hospedagem durante todo o período é uma decisão apropriada em relação à cobertura dos custos fixos da empresa e a obtenção de lucro, o que inviabiliza o encerramento de suas atividades dura nte a baixa estação. Porém, para que tal decisão possa ser realizada de maneira eficiente faz-se necessário um maior envolvimento dos colaboradores com o processo de gestão financeira e o entrosamento do hotel com a própria contabilidade, o que poderia possibilitar a implementação de um trabalho de controle e gestão de custos. Percebeu-se ainda a carência de uma visão estratégica dos gestores, ou seja, voltada para longo prazo, o que parece caracterizar o pensamento global de toda a região.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto