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dc.contributor.advisorReske Filho, Antonio
dc.creatorVenturini, Jonas Cardona
dc.date.accessioned2022-06-30T15:36:00Z
dc.date.available2022-06-30T15:36:00Z
dc.date.issued2007-08-10
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25138
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2007por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes de empresaspor
dc.subjectRelacionamentos interorganizacionaispor
dc.subjectParcerias empresariaispor
dc.titleRelacionamentos interorganizacionais: uma análise de parcerias empresariaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar e analisar estratégias de cooperação desenvolvidas em micro, pequenas e médias empresas gaúchas, participantes do programa Redes de Cooperação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (SEDAI), através de uma investigação exploratória descritiva. A população constituiu-se de 110 empresas dos setores de comércio, indústria e serviço, integrantes de redes localizadas nas cidades de Ijuí, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Passo Fundo, Gravataí, Porto Alegre, Rolante, Pareci Novo, Novo Hamburgo, Rio Grande, Panambí, Chiapeta, Três de Maio, Fontoura Xavier, Cruzeiro e Doutor Ricardo. A coleta de dados deu-se através de pesquisa de campo com aplicação de questionários diretamente aos responsáveis pelas empresas. Os principais resultados apontam que a formação de redes pode auxiliar o aumento da competitividade de empresas de pequeno porte. Através da união de esforços, benefícios significativos estão sendo atingidos, como o aumento do poder de negociação, redução de custos, troca de informações, marketing mais eficiente e abrangente, treinamento, além de maior participação no mercado, os quais dificilmente seriam obtidos com o trabalho isolado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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