dc.contributor.advisor | Silva, Tania Moura da | |
dc.creator | Melo, Franciele Pivetta de | |
dc.creator | Trevisan, Ronie | |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T12:25:15Z | |
dc.date.available | 2022-07-01T12:25:15Z | |
dc.date.issued | 2006-09-08 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25153 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2006 | por |
dc.description.abstract | The present paper seeks to verify the importance of inserting finance notions in the syllabus of high public and private schools in Santa Maria – RS. In order that, a bibliographic review was made broaching subjects such as: education, learning, high school, economics, accounting and finance, which comprised the conceptual basis for a better comprehension of the research proposed. Seen that, through the same it was possible to notice legal support on the current legislation to the insertion of a subject in the syllabus of high school. The research was divided into two steps: the first of the quantitative type and the second of the qualitative type. In the quantitative part a questionnaire was applied to teachers and students of high school with the purpose of identifying the interest of the same for a finance subject, as the degree of importance attributed to the learning of a series of contents related to finance, shown in the referred questionnaire. In the qualitative part 10 interviews were made with specialists, in the fields of education and finance, with the finality of inquiring their opinion and consideration about the importance of learning finance notions in high school, and the feasibility of inserting a finance subject in the syllabus of high school of Santa Maria. Analyzing the results achieved it was possible to answer to research problem and verify the obtaining of the objectives initially proposed. Then, confirming that the inclusion of finance notions in the syllabus of high public and private schools of Santa Maria is of a great importance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Finanças | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação financeira | por |
dc.subject | Finance | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Syllabus | eng |
dc.subject | Finance education | eng |
dc.title | A importância da aprendizagem de noções de finanças no ensino médio das escolas de Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a verificar a importância da inserção de noções de finanças no currículo do ensino médio das escolas públicas e privadas de Santa Maria-RS. Para tanto realizou-se a revisão bibliográfica abordando assuntos como: educação, aprendizagem, ensino médio, economia, contabilidade e finanças, que formou a base conceitual para uma melhor compreensão da pesquisa proposta. Visto que, através da mesma foi possível constatar amparo legal na legislação brasileira vigente para a inserção de uma disciplina no currículo do ensino médio. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira do tipo quantitativa e a segunda do tipo qualitativa. Na parte quantitativa aplicaram-se questionários a professores e alunos do ensino médio com o propósito de identificar o interesse dos mesmos por uma disciplina de finanças, como também o grau de importância atribuído à aprendizagem de uma série de conteúdos relacionados a finanças, dispostos no referido questionário. Na parte qualitativa foram realizadas entrevistas com 10 especialistas, nas áreas de educação e finanças, com a finalidade de averiguar suas opiniões e considerações a respeito da importância do aprendizado de noções de finanças no ensino médio, e da viabilidade de se inserir uma disciplina de finanças no currículo do ensino médio das escolas de Santa Maria. Analisando-se os resultados obtidos foi possível responder ao problema de pesquisa e verificar o atendimento dos objetivos inicialmente propostos. Assim confirmando que a inclusão de noções de finanças no currículo do ensino médio das escolas públicas e privadas de Santa Maria é de fundamental importância. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |