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dc.creatorVillanova, Jonathas Kilque
dc.date.accessioned2022-07-01T19:31:25Z
dc.date.available2022-07-01T19:31:25Z
dc.date.issued2022-06-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25171
dc.description.abstractThis dissertation is divided in three chapters. Chapter 1 addresses the varieties of the concept of consciousness, in this chapter we present a taxonomic proposal of the concept of consciousness oriented by the arity and scope of application of the predicate “conscious”. Through this taxonomy, we present some elucidations of the meaning and application of each concept, as well as a discussion of the meaningful relations between them. In chapter 2, we offer an introduction to higher-order representational theories of consciousness. The first part of the chapter focuses on the relevance of the Transitivity Principle to the characterization and defense of this approach to consciousness. According to the Transitivity Principle: conscious states are states one is aware of being in. After discussing what makes this principle intuitively admissible, we present the argument that justifies higher-order representational theories explanatory strategy, according to which a mental state is (phenomenally) conscious only if there is an adequate metarepresentation of that state. After presenting this argument, we discuss two objections of this argument focusing on the transitivity principle. In the second part of the chapter, we review the empirical evidence supporting second-order representationalism and briefly present some of the empirical consequences implied by the approach, as well as the differences and similarities with rival approaches. In Chapter 3, we argue that it is possible to interpret the debate between first- and second-order approaches to consciousness as a metalinguistic negotiation. First, we elucidate what metalinguistic negotiations are, and what conditions a debate must satisfy to be interpretable as a metalinguistic negotiation. Then, we argue, through textual evidence, that the debate between first-order and second-order approaches satisfy all four conditions listed. Therefore, the debate can be interpreted as a normative dispute over what the concept of phenomenal consciousness should mean. Finally, we conclude by suggesting how this interpretation can be fruitful for future developments in the theoretical and empirical investigation of consciousness.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFilosofia da consciênciapor
dc.subjectConsciência fenomênicapor
dc.subjectRepresentacionalismo de segunda-ordem sobre a consciênciapor
dc.subjectNegociações metalinguísticaspor
dc.subjectÉtica conceitualpor
dc.subjectPhilosophy of consciousnesseng
dc.subjectPhenomenal consciousnesseng
dc.subjectHigher-order representational theories of consciousnesseng
dc.subjectMetalinguistic negotiationseng
dc.subjectConceptual ethicseng
dc.titleConsciência fenomênica, representacionalismo de segunda-ordem e negociações metalinguísticaspor
dc.title.alternativePhenomenal consciousness, higher-order representationalism and metalinguistic negotiationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação consiste de três capítulos. O capítulo 1 aborda as variedades do conceito de consciência, nele apresentamos uma proposta taxonômica do conceito orientada pela aridade e escopo de aplicação do predicado “consciente”. Através da taxonomia oferecida, apresentamos alguns esclarecimentos sobre o significado e aplicação de cada conceito, bem como discutimos relações relevantes entre eles. No capítulo 2, oferecemos uma introdução ao representacionalismo de segunda-ordem. A primeira parte do capítulo se concentra na relevância do Princípio da Transitividade para a caracterização e defesa dessa abordagem. Segundo o Princípio da Transitividade: estados mentais conscientes são estados de que um sujeito está consciente de ter. Após discutir o que faz desse princípio uma intuição pré-teórica admissível, apresentamos o argumento do representacionalismo de segunda-ordem que fundamenta sua estratégia explicativa, segundo o qual, um estado mental é (fenomênicamente) consciente apenas se há uma metarepresentação apropriada desse estado. Após apresentar esse argumento, discutimos duas objeções ao argumento centrados no princípio da transitividade. Na segunda parte do capítulo revisamos as evidências empíricas que corroboram com o representacionalismo de segunda-ordem sobre a consciência e apresentamos sucintamente algumas das consequências empíricas implicadas pela abordagem, bem como as diferenças e semelhanças com abordagens rivais. No capítulo 3, argumentamos que é possível interpretar o debate entre abordagens de primeira-ordem e segunda-ordem da consciência como sendo uma negociação metalinguística. Primeiramente, elucidamos o que são negociações metalinguísticas, e quais condições um debate deve satisfazer para ser interpretável como uma negociação metalinguística. Em seguida, argumentamos, através de evidências textuais, que o debate entre abordagens de primeira-ordem e segunda-ordem satisfazem todas as quatro condições elencadas. Portanto, o debate pode ser interpretado como uma disputa normativa sobre o que o conceito de consciência fenomênica deveria significar. Por fim, concluímos sugerindo como essa interpretação pode ser frutífera para desenvolvimentos futuros na investigação teórica e empírica da consciência.por
dc.contributor.advisor1Santos, César Schirmer dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518010795079534por
dc.contributor.referee1Menezes, Julia Cavalcanti Telles de
dc.contributor.referee2Abath, André Joffily
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4598615915438640por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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