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dc.contributor.advisord’Ornellas, Marcos Cordeiro
dc.creatorFlores, Luiz Eduardo Viegas
dc.date.accessioned2022-07-06T18:20:27Z
dc.date.available2022-07-06T18:20:27Z
dc.date.issued2011-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25216
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2011.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMicrosoft Kinecteng
dc.subjectReabilitação fisioterapêuticapor
dc.subjectManguito-rotadorpor
dc.subjectUnity3Deng
dc.titleAplicativo para detecção de movimentos para reabilitação fisioterapêutica utilizando Microsoft Kinectpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoVítimas de lesões e acidentes envolvendo a musculatura do braço necessitam de tratamento fisioterápico por meses ou por anos, passando por repetitivos exercícios fisioterápicos. Diversas alternativas de apoio ao tratamento têm surgido, com a utilização das recentes tecnologias de detecção de movimento como o Wii, Kinect e The Eye. Com o intuito verificar a viabilidade do Microsoft Kinect no desenvolvimento de aplicativos voltados para essa área, foi desenvolvido um protótipo integrado à engine Unity 3D. O usuário pode calibrar o programa para dinamicamente gravar diversos tipos de movimentos com o braço. Após esta gravação, são criados GameObjects da Unity 3D em posições específicas relativas ao movimento gravado. Para realizar a detecção completa, o usuário deve atingir todos esses objetos sequencialmente. O gesto pode ser detectado em sua totalidade, ou parcialmente. Os dados do movimento realizado são disponibilizados para o usuário a fim de medir o progresso obtido. Espera-se que os resultados desse trabalho sejam utilizados no desenvolvimento de jogos voltados à fisioterapia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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