dc.contributor.advisor | d’Ornellas, Marcos Cordeiro | |
dc.creator | Flores, Luiz Eduardo Viegas | |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T18:20:27Z | |
dc.date.available | 2022-07-06T18:20:27Z | |
dc.date.issued | 2011-12-20 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25216 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Microsoft Kinect | eng |
dc.subject | Reabilitação fisioterapêutica | por |
dc.subject | Manguito-rotador | por |
dc.subject | Unity3D | eng |
dc.title | Aplicativo para detecção de movimentos para reabilitação fisioterapêutica utilizando Microsoft Kinect | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Vítimas de lesões e acidentes envolvendo a musculatura do braço necessitam de tratamento fisioterápico por meses ou por anos, passando por repetitivos exercícios fisioterápicos. Diversas alternativas de apoio ao tratamento têm surgido, com a utilização das recentes tecnologias de detecção de movimento como o Wii, Kinect e The Eye. Com o intuito verificar a viabilidade do Microsoft Kinect no desenvolvimento de aplicativos voltados para essa área, foi desenvolvido um protótipo integrado à engine Unity 3D. O usuário pode calibrar o programa para dinamicamente gravar diversos tipos de movimentos com o braço. Após esta gravação, são criados GameObjects da Unity 3D em posições específicas relativas ao movimento gravado. Para realizar a detecção completa, o usuário deve atingir todos esses objetos sequencialmente. O gesto pode ser detectado em sua totalidade, ou parcialmente. Os dados do movimento realizado são disponibilizados para o usuário a fim de medir o progresso obtido. Espera-se que os resultados desse trabalho sejam utilizados no desenvolvimento de jogos voltados à fisioterapia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |