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dc.contributor.advisorBarriquello, Carlos Henrique
dc.creatorLuzzi, Eduardo
dc.date.accessioned2022-07-06T19:50:14Z
dc.date.available2022-07-06T19:50:14Z
dc.date.issued2015-12-14
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25231
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia da Computação, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe main objective of this work is to develop a technique that reduces the consumption of radio communication. For this to happen we chose to use the Duty Cycling protocol, in which the radio stays in the sleep mode most part of the time and regularly turns on to verify if another device is trying to communicate with it. That way, we developed this technique programming one of the radios periodically on the receiving mode, and when a packet comes the device will know its pair is requesting its data, then it will become a transmitter and will send its information. This technique was implemented in two forms, one operating with one channel and another one with many channels, because staying in one channel can worsen its performance, in case it starts to be interfered by another device. Therefore, if we use more channels and alternate between them, the radio will never stands on the congested channel. With the development finished, we did tests about the necessary quantity of transmissions until the devices get communication, the average time of communication and calculate the battery consumption, comparing with a radio which stays always on. Ultimately, we conclude that despite losing more than the double time of communication, using the technique 90% of battery consumption was reduced. The multichannel model has a worst performance than the single channel model operating on a low interference frequency band, however it is still better in a channel with a lot of noise and interference. Beyond that the multichannel proved being more resistant to the distance variation, however, the ideal way to use would be mixing the techniques.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDuty cyclingeng
dc.subjectSleepeng
dc.subjectCanalpor
dc.subjectBateriapor
dc.subjectTempopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectChanneleng
dc.subjectBatteryeng
dc.subjectTimeeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.titleAnálise e desenvolvimento da técnica duty cycling para redução do consumo de energia da comunicação a rádiopor
dc.title.alternativeAnalysis and development of duty cycling technique for reduction of energy consumption in radio communicationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO principal objetivo deste trabalho é desenvolver uma técnica que reduza o consumo de energia da comunicação a rádio. Para isso optou-se pelo uso do protocolo Duty Cycling, no qual o rádio fica em modo sleep a maior parte do tempo e regularmente liga para verificar se outro dispositivo está tentando se comunicar com ele. Deste modo, desenvolveu-se esta técnica programando um dos rádios para ligar periodicamente em modo de recepção, e ao chegar algum pacote ele saberá que o seu par está requisitando os seus dados, então se tornará um transmissor e enviará as suas informações. Está técnica foi implementada de duas formas, uma operando com apenas um canal e outra com vários canais, pois permanecer em um canal fixo pode piorar o seu desempenho, caso passe a sofrer com a interferência de outros dispositivos. Portanto, se empregarmos mais canais e alternarmos entre eles, o rádio nunca ficará no mesmo canal congestionado. Com o desenvolvimento concluído, realizou-se os testes da quantidade necessária de envios até conseguir se comunicar e do tempo médio de comunicação, além do cálculo de consumo de bateria, comparando quanto se economiza em relação a um rádio que fica o tempo inteiro ligado. Enfim, conclui-se que apesar de perder mais que o dobro de tempo de comunicação, com o uso da técnica ganhou-se 90% de economia no consumo da bateria. O modelo multicanal tem desempenho pior que o Monocanal operando em uma faixa de frequência com pouca interferência, porém ainda é melhor que em um canal com muita distorção. Além disto, o multicanal mostrou-se mais robusto com a variação da distância, porém, o ideal seria fazer uma mescla entre as técnicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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