dc.contributor.advisor | Carara, Everton Alceu | |
dc.creator | Felzmann, Isaías Bittencourt | |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T19:50:54Z | |
dc.date.available | 2022-07-06T19:50:54Z | |
dc.date.issued | 2015-12-17 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25236 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia da Computação, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | An audio synthesizer is a system able to play musical notes according to a determined
pattern, mimicking real instruments. In musical theory, a note pitch is directly related to the
fundamental harmonic frequency, as is an instrument characteristics (timbre) to the harmonics
distribution, given that all harmonics are multiples in frequency of the first one. The Loris
analyser models musical sounds decomposing them into harmonics, represented as frequencyand
amplitude-variable in time sine waves. Based on this modelling, we propose a
synthesizer, implemented in dedicated hardware, that recreates the sounds by modelling them
from the multiple sine waves, based on communication using the MIDI protocol. The main
challenge is the time aspect, because creating each one of the waves uses resource-consuming
multiplication operations, and thousands of those should be generated in a few microseconds,
because synthesizers are commonly evaluated according to the number of simultaneous notes
they can play. The proposed system, limited by the programmable logic device in which it
was tested, can generate up to 2048 simultaneous sine waves, enough for playing singleinstrument
music correctly, with good performance and realistic enough sound quality,
although some noise issues are perceptible. This result is a proof of the proposed concept and
may base future work on adding new features and improving the already developed ones. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Sintetizador | por |
dc.subject | MIDI | eng |
dc.subject | Loris | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.subject | Sinthesizer | eng |
dc.title | Desenvolvimento em HDL de uma alternativa de hardware dedicado para síntese de áudio utilizando o protocolo MIDI | por |
dc.title.alternative | Development of a dedicated hardware as an alternative for audio synthesis using HDL and the MIDI protocol | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Um sintetizador de áudio é um sistema capaz de reproduzir notas musicais de acordo
com um padrão determinado, imitando instrumentos reais. Em teoria musical, a altura de uma
nota está diretamente relacionada com a frequência da harmônica fundamental, e as
características (timbre) de um instrumento com a distribuição das harmônicas, todas múltiplas
em frequência da primeira. O analisador Loris modela sons musicais decompondo-os em
harmônicas, que são representadas como senoides de frequência e amplitude variáveis no
tempo. Baseados nessa modelagem, propomos um sintetizador, de hardware dedicado, que
recria os sons modelando-os a partir das múltiplas senoides, com base em comunicação feita
pelo protocolo MIDI. O principal desafio é o aspecto temporal, pois a criação de cada uma
das senoides envolve custosas operações de multiplicação, e é desejável a geração de milhares
de senoides em alguns milionésimos de segundo, pois os sintetizadores são comumente
avaliados segundo o número de notas que podem reproduzir em simultâneo. O sistema
proposto, limitado pelos recursos do dispositivo de lógica programável em que foi testado, é
capaz de gerar até 2048 senoides em simultâneo, o que foi o suficiente para reprodução de
melodias de um único instrumento de forma correta, com boa performance e qualidade de
som suficientemente fiel, embora alguns problemas de ruído sejam perceptíveis. Esse
resultado é uma prova do conceito proposto e pode servir como base para trabalhos futuros
para adição de funcionalidades, bem como melhoria das já desenvolvidas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |