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dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorFrüh, Leonardo Gonçalves
dc.date.accessioned2022-07-18T14:14:54Z
dc.date.available2022-07-18T14:14:54Z
dc.date.issued2011-12-12
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25388
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2011.por
dc.description.abstractShaders are programs used to define the rendering pipeline of the graphics hardware. Thus it becomes possible to create applications that have more sophisticated visual effects and run faster on the favorable GPU’s architecture. Shaders can be written in several languages, for both offline rendering and real-time applications. A common characteristic of shader languages is that they avoid the concepts the general purpose languages have to make programming easier, such as encapsulation and abstraction, moving the program’s logic close to the hardware characteristics. This fact also complicates the work of programmers and graphic artists of software development teams, as the artists design the visual effects, but need to wait for programmers to implement them. To solve this problem, this paper proposes a visual editor that artists can use to design the desired visual effects and generate the code for the shader in GLSL. The edition of shaders will be based on the connection of nodes in order to create na acyclic graph. Nodes that represent texture maps and color blending operations are used to define characteristics of the visual effect implemented by the shaders. This way, it’s possible to implement shaders without the knowledge of programming and mathematics concepts inherent to them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectShadereng
dc.subjectGLSLeng
dc.subjectComputação gráficapor
dc.subjectOpenGLeng
dc.subjectEditor visualpor
dc.titleImplementação de um editor visual para a criação de shaderspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoShaders são programas utilizados para redefinir o pipeline de execução do hardware gráfico. Desta forma torna-se possível a criação de aplicações que apresentem efeitos visuais mais sofisticados e que são executados mais rapidamente na favorável arquitetura das GPU’s. Shaders podem ser escritos em diversas linguagens, tanto para a renderização offline como para aplicações em tempo real. Uma característica comum às linguagens de shader é que elas evitam os conceitos que linguagens de propósito geral possuem para facilitar a programação, como encapsulamento e abstração, aproximando a lógica do programa às características do hardware. Este fator também dificulta o trabalho entre programadores e artistas gráficos de times de desenvolvimento de software, pois os artistas projetam os efeitos visuais, mas precisam esperar os programadores implementá-los. Para solucionar este problema, este trabalho propõe um editor visual que os artistas possam utilizar para projetar os efeitos visuais desejados e gerar o código do shader em GLSL. A edição dos shaders será baseada na conexão de nós de forma a criar um grafo acíclico. Para definir características do efeito visual implementado pelos shaders, utiliza-se nós que representam mapas de textura e operações de combinação de cores. Desta forma, torna-se possível a implementação de shaders sem a necessidade de conhecer os conceitos de programação e matemática inerentes aos mesmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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