dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Favera, Eduardo Ceretta Dalla | |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T14:17:56Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T14:17:56Z | |
dc.date.issued | 2009-01-05 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25401 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Several computer applications make use of automatically generated stories in digital entertainment. Some of those are based on a dramatization of a previously defined
plot. Often, these applications suffer from short dramatization time, a consequence of the
shallowness of the plot. This work proposes the enlargement of the dramatization time
by enhancing the event that moves the characters. To support this, the scenario where
the narrative takes place was enlarged and more detailed, and a data-structure that can
handle a large scenario was developed. At the same time, the user can give tips defining
preferences to be taken into account during the dramatization. A weak user intervention
approach was adopted during dramatization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Storytelling | eng |
dc.subject | Dramatização | por |
dc.subject | Busca de caminhos | por |
dc.subject | Computação gráfica | por |
dc.subject | Grandes cenários | por |
dc.subject | TV digital | por |
dc.subject | Dramatization | eng |
dc.subject | Path search | eng |
dc.subject | Computer graphics | eng |
dc.subject | Large scenarios | eng |
dc.title | Técnicas de gerenciamento de cenários para aumento do tempo de dramatização em storytelling | por |
dc.title.alternative | Scenario management techniques to enlarge dramatization time in storytelling | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Muitas aplicações computacionais ligadas ao entretenimento digital utilizam histórias
geradas automaticamente. Boa parte delas estão baseadas na dramatização de um roteiro
previamente definido. Frequentemente, essas aplicações sofrem com um baixo tempo de
dramatização, uma consequência direta do baixo nível de detalhes das histórias geradas
por processos automatizados. Este trabalho propõe o aumento do tempo de dramatização
ao estender o evento que realiza a movimentação dos personagens (evento do tipo Go()).
Para permitir isto, o cenário onde a narrativa é interpretada foi estendido e mais detalhado
e uma estrutura de dados que possa manter um grande cenário foi desenvolvida. Ao
mesmo tempo, o usuário pode fornecer dicas que irão influenciar a dramatização. Uma
abordagem de intervenção fraca do usuário foi utilizada durante a dramatização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |