dc.contributor.advisor | Augustin, Iara | |
dc.creator | Vicentini, Caroline Fighera | |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T14:28:41Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T14:28:41Z | |
dc.date.issued | 2008-02-01 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25439 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The access to information in our society nowadays has a great importance and differential
in our professional and daily life. Nowaday, the information is available by several
kinds of medias, like: television, magazines, jounals, etc. The Computation has developed
in the latest years contributing to store and spread the information worldwide. The
Internet is an example of these contributions, which allows access to a large amount of information
and diversity of content. Simultaneously, the ubiquitous computing has the aim
to turn the computing invisible to the user, completely integrated and embedded in the environment
in order to connect the physical world (objects) to the virtual world. One way
to make the digital information available on objects is using bar codes. The new bidimensional
bar codes enable access to encoded information through mobile phones, making
possible to access the available information in the environment. This work presents a
study of bidimensional bar codes available nowadays able to add digital information to
physical objects and the development of an application which uses this technology to
make the authenticity verification of physical objects existent in an ubiquitous environment.
The application is based on the case study of authenticity verification of digital
certificates generated in events. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Computação ubíqua | por |
dc.subject | Código de barras bidimensionais | por |
dc.subject | Verificação de autenticidade | por |
dc.subject | Semacode | eng |
dc.subject | Simulador | por |
dc.subject | Ubiquitous computing | eng |
dc.subject | Bidimensional bar codes | eng |
dc.subject | Authenticity verification | eng |
dc.subject | Simulation | eng |
dc.title | Desenvolvimento de um aplicativo de verificação de autenticidade de objetos físicos utilizando tecnologias de computação ubíqua | por |
dc.title.alternative | Developing an authenticity check application using technologies of ubiquos computing | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | O acesso à informação na sociedade atual tem grande importância e diferencial na vida
profissional e no cotidiano das pessoas. Atualmente, as informações são disponibilizadas
através de diversas mídias, como televisão, revistas, jornais, etc. A área da informática
contribuiu nos últimos anos para o armazenamento e disseminação de informações; um
exemplo é a Internet, que permite o acesso a uma grande quantidade e diversidade de
conteúdos. Ao encontro desses fatos, vem a proposta de computação ubíqua, que visa a
computação invisível, totalmente integrada e embutida no ambiente de forma a conectar
o mundo físico (objetos) ao mundo virtual. Uma forma de disponibilizar informações digitais
em objetos é através da utilização de códigos de barras. Os novos códigos de barras
bidimensionais permitem que as informações neles codificadas sejam acessadas através
de telefones celulares, possibilitando o acesso às informações contidas no ambiente. Este
trabalho tem como proposta o estudo dos códigos de barras bidimensionais disponíveis
para agregar informações digitais a objetos físicos e a utilização desta tecnologia para o
desenvolvimento de um aplicativo para verificação de autenticidade de objetos físicos em
ambientes ubíquos. O aplicativo baseia-se no estudo de caso de verificação de autenticidade
de certificados digitais gerados em eventos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |