dc.contributor.advisor | Pasin, Marcia | |
dc.creator | Dinanga, Emmanuel Katende | |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T19:09:36Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T19:09:36Z | |
dc.date.issued | 2014-01-21 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25480 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work proposes the implementation and evaluation of different policies to intersection
control concerning vehicles in transportation networks. The evaluation was conducted in
order to compare and investigate which policy is more appropriate regarding equitability, for
each defined traffic state. First of all, a road network was constructed with two routes and
an intersection, and different traffic states were defined based on the priority of a given route
from another, the flow rate of each route, finally, the maximum speed that vehicles traveling on
each route may achieve. Then different policies to intersection control were implemented with
support of computational simulation. Lastly, policies were applied to each state of traffic flow
defined in the simulation. According to the experiments, it can be concluded that different policies
are more appropriate for each defined state of traffic flow, regarding equitability. Likewise,
it was observed that a given policy can be more appropriate in distributing a state of traffic flow
and less appropriate with regard to another state, indicating that hybrid policies still need to be
proposed and analyzed. SUMO is a specific simulator for transportation networks used as the
simulation tool. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Controle adaptativo | por |
dc.subject | Interseção | por |
dc.subject | Trânsito | por |
dc.subject | SUMO | por |
dc.subject | Adaptive control | eng |
dc.subject | Intersection | eng |
dc.subject | Traffic | eng |
dc.title | Controle adaptativo de interseções: uma implementação apoiada por uma ferramenta de simulação para o cenário de transportes | por |
dc.title.alternative | Intersection adaptive control: an implementation supported by a simulation tool for the transportation scenario | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de graduação propõe a implementação e avaliação de diferentes políticas
para controlar a passagem de veículos por interseções entre vias em redes de transporte. A
avaliação foi realizada no sentido de comparar e investigar qual política é mais adequada no
ponto de vista de equitabilidade, dados diferentes estados de trânsito. Primeiro, é construída
uma rede viária com duas vias e uma interseção, e são definidos diferentes estados do trânsito
baseados na preferência entre vias na passagem pela interseção, na frequência do fluxo de cada
via, por fim, na velocidade máxima que veículos que transitam em cada via pode alcançar. Em
seguida, foram implementadas diferentes políticas para controlar a passagem dos veículos pela
interseção, com suporte de simulação computacional. No final, as políticas são aplicadas, a cada
um dos estados de trânsito definidos na simulação. Pode ser concluído, através da execução de
experimentos, que diferentes políticas são mais adequadas, do ponto de vista de equitabilidade,
para cada estado do trânsito. Também, foi observado que uma mesma política pode se mostrar
mais adequada na distribuição do fluxo de um estado, e menos adequada na distribuição de outro
fluxo, indicando, desta forma, que políticas híbridas ainda precisam ser propostas e analisadas.
A ferramenta usada para simulação foi o SUMO, simulador específico para redes de transporte. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |