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dc.contributor.advisorPasin, Marcia
dc.creatorDinanga, Emmanuel Katende
dc.date.accessioned2022-07-18T19:09:36Z
dc.date.available2022-07-18T19:09:36Z
dc.date.issued2014-01-21
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25480
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work proposes the implementation and evaluation of different policies to intersection control concerning vehicles in transportation networks. The evaluation was conducted in order to compare and investigate which policy is more appropriate regarding equitability, for each defined traffic state. First of all, a road network was constructed with two routes and an intersection, and different traffic states were defined based on the priority of a given route from another, the flow rate of each route, finally, the maximum speed that vehicles traveling on each route may achieve. Then different policies to intersection control were implemented with support of computational simulation. Lastly, policies were applied to each state of traffic flow defined in the simulation. According to the experiments, it can be concluded that different policies are more appropriate for each defined state of traffic flow, regarding equitability. Likewise, it was observed that a given policy can be more appropriate in distributing a state of traffic flow and less appropriate with regard to another state, indicating that hybrid policies still need to be proposed and analyzed. SUMO is a specific simulator for transportation networks used as the simulation tool.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectControle adaptativopor
dc.subjectInterseçãopor
dc.subjectTrânsitopor
dc.subjectSUMOpor
dc.subjectAdaptive controleng
dc.subjectIntersectioneng
dc.subjectTrafficeng
dc.titleControle adaptativo de interseções: uma implementação apoiada por uma ferramenta de simulação para o cenário de transportespor
dc.title.alternativeIntersection adaptive control: an implementation supported by a simulation tool for the transportation scenarioeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEste trabalho de graduação propõe a implementação e avaliação de diferentes políticas para controlar a passagem de veículos por interseções entre vias em redes de transporte. A avaliação foi realizada no sentido de comparar e investigar qual política é mais adequada no ponto de vista de equitabilidade, dados diferentes estados de trânsito. Primeiro, é construída uma rede viária com duas vias e uma interseção, e são definidos diferentes estados do trânsito baseados na preferência entre vias na passagem pela interseção, na frequência do fluxo de cada via, por fim, na velocidade máxima que veículos que transitam em cada via pode alcançar. Em seguida, foram implementadas diferentes políticas para controlar a passagem dos veículos pela interseção, com suporte de simulação computacional. No final, as políticas são aplicadas, a cada um dos estados de trânsito definidos na simulação. Pode ser concluído, através da execução de experimentos, que diferentes políticas são mais adequadas, do ponto de vista de equitabilidade, para cada estado do trânsito. Também, foi observado que uma mesma política pode se mostrar mais adequada na distribuição do fluxo de um estado, e menos adequada na distribuição de outro fluxo, indicando, desta forma, que políticas híbridas ainda precisam ser propostas e analisadas. A ferramenta usada para simulação foi o SUMO, simulador específico para redes de transporte.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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