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dc.contributor.advisorCharao, Andrea Schwertner
dc.contributor.advisorAugustin, Iara
dc.creatorBevilacqua, Fernando
dc.date.accessioned2022-07-18T20:28:15Z
dc.date.available2022-07-18T20:28:15Z
dc.date.issued2007-03-02
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25503
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe applications for mobile devices have increased their complexity level over the years, resulting in more sophisticated software, like multiplayer games. The inability or absence of robust network connection methods and the non-strongly based state of resources for games development in mobile plataforms is a current problem. In this way, the experience with game development using existing tools is an important topic to continue the evolution of such development area. Surrounded by this scenario, this work intends to raise useful information about J2ME development experience, through the implementation of a real game as a practical use case of the plataform. Based on the experiences resulted of the implementation of the practical use case, this work shows the advantages, disadvantages and characteristics of J2ME, concerning multiplayer games development. This work also compares the advantages and disadvantages of J2ME with other two development platforms, BREW and Flash Lite, intending to improve the J2ME analysis. During the implementation of the use case, optimization techniques are used to reduce the game memory usage; those techniques are focused in image optimization and code obfuscation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogo multi-jogadorpor
dc.subjectTelefone celularpor
dc.subjectJ2MEeng
dc.subjectMultiplayereng
dc.subjectMobileeng
dc.subjectGameeng
dc.subjectFlash Liteeng
dc.subjectBREWeng
dc.subjectMultiplayer gameeng
dc.titleJogo de estratégia multi-jogador para telefones celularespor
dc.title.alternativeStrategy multiplayer game for mobile deviceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoAs aplicações para dispositivos móveis evoluíram ao longo do tempo, fazendo com que aumentasse a demanda por aplicativos mais complexos, como jogos multi-jogador. A deficiência de meios de comunicação sofisticados implementados na maioria dos dispositivos e, também, o estado ainda pouco consolidado de recursos em plataformas de desenvolvimento para a criação de jogos, especialmente os multi-jogador, é um problema corrente. Neste sentido, as experiências de análise e utilização das ferramentas existentes constituem bases importantes para o avanço e a disseminação de conhecimentos nesta área. Baseado nisso, este trabalho se propõe a levantar subsídios informacionais sobre a plataforma J2ME através da implementação de um jogo multi-jogador como caso prático de uso dessa plataforma, a fim de prover informações úteis a outros desenvolvedores sobre a criação de jogos através dessa plataforma. Fundamentado nas experiências vivenciadas durante o desenvolvimento do caso de uso, o trabalho mostra as vantages, desvantagens e peculiaridades da plataforma J2ME no que se refere à criação de jogos para dispositivos móveis ao estilo do jogo implementado. Traça-se, também, um paralelo das vantagens e desvantagens do J2ME com outras duas plataformas, BREW e Flash Lite, a fim de enriquecer a análise. Além disso, apresenta-se durante o trabalho, e executa-se na implementação do caso de uso, técnicas ligadas à redução do consumo de recursos, como otimização de imagens e obscurecimento de código, a fim de atenuar o problema de desenvolver aplicações para ambientes com pouca memória e baixo poder de processamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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