dc.contributor.advisor | Vey, Ivan Henrique | |
dc.creator | Fockink, Caroline | |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T19:11:30Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T19:11:30Z | |
dc.date.issued | 2018-07-03 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25569 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2018 | por |
dc.description.abstract | The pursuit for solution in the shipping substitution in the public transport service companies motivated this study. In this way this study aimed to answer the following research question: Has the annual regular cost equivalent showed efficient as a tool to indicate the best moment to a shipping substitution? In terms of that study had as general goal to propose a methodology based in the annual regular cost equivalent (ARCE) for the shipping substitution in a public transport service company. In the acquisition of the proposed objectives was developed a literary review about the costs, transfixed active, depreciation, reasons and substitution kind of the fixed active and investment projects giving a bigger attention to an annual regular cost equivalent. The theoretical referential in an appropriated methodology was based in the method application from the annual regular cost equivalent. The research was applied in intercity shipping company, intercity and international in Santa Maria/RS. Doing as a final option a sample of two buses as the study object. The final result determined the best time to replace the buses under study. Bus 856 and bus 857 have a result indicating that the replacement should have occurred in the seventh year, therefore the systematic application was the determination of the economic useful life for each bus. It was concluded that the ARCE method make available information that helps the company to have a bigger profit identifying the best moment to the bus substitution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Investment | eng |
dc.subject | Annual regular cost equivalent | eng |
dc.subject | Substitution | eng |
dc.subject | Bus | eng |
dc.subject | Investimento | por |
dc.subject | Custo anual uniforme equivalente | por |
dc.subject | Substituição | por |
dc.subject | Ônibus | por |
dc.title | Utilização do custo anual uniforme equivalente na substituição de frota: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The application of the annual regular cost equivalent in shipping substitution: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | A busca por soluções na substituição da frota nas empresas de transportes coletivos motivou o presente estudo. Desta forma o trabalho procurou responder a seguinte pergunta de pesquisa: O método do custo anual uniforme equivalente se mostra eficiente como ferramenta para indicar o melhor momento para a substituição da frota? Neste sentido o estudo teve como objetivo geral propor uma metodologia baseada no método do custo anual uniforme equivalente (CAUE) para substituição da frota em uma empresa de transporte coletivo. Na obtenção dos objetivos propostos desenvolve-se uma revisão literária sobre: os custos, ativo imobilizado, depreciação, razões e tipos de substituição de ativos fixos e projetos de investimentos, dando maior atenção ao custo anual uniforme equivalente. O referencial teórico dentro de uma metodologia apropriada foi a base para aplicação do método do custo anual uniforme equivalente. A pesquisa foi aplicada numa empresa de transportes intermunicipal, interestadual e internacional, na cidade de Santa Maria/RS, valendo-se de uma amostra de dois ônibus como objeto de estudo. O resultado final da aplicação determinou o melhor momento de substituir os ônibus em estudo. O ônibus 856 e o ônibus 857, em seus resultados finais demonstram que deveria ter ocorrido a substituição no sétimo ano, portanto a sistemática foi a determinação da vida útil econômica para cada ônibus. O estudo concluiu que o método CAUE disponibiliza informações que ajudam a empresa a ter maior lucratividade identificando o melhor momento para a substituição dos ônibus. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |