Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGhilardi, Wanderlei José
dc.contributor.advisorTeixeira, Emídio Gressler
dc.creatorPenz, Fábio Fachin
dc.date.accessioned2022-07-19T19:20:05Z
dc.date.available2022-07-19T19:20:05Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25586
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2018por
dc.description.abstractThis paper presents a study about the correlation between the perception the manager possesses about his financial management and his organizational performance, as well as bringing indicators of how important the manager considers each utilized tool, performed with small businesses in the city of São Sepé. Through this seeking to discover how businessmen make use of financial management and what impact it has on the business’s performance. The data was obtained through a survey distributed in person during the first week of September in the year 2018. For this task were discussed relevant theoretical references. The obtained results show the financial management as not significant as a whole and only the control over cash flow and the periodic control over results as significant when correlated with the business’s performance, a gradual recovery post crisis was noted by the businessmen, most businessmen showed a fair amount of knowledge about the tools in the study, of the tools the cash flow management showed the strongest impact and greatest significance in correlation. There is a need for more studies in this area to approach the indicators more in depth and for a longer period of time without the distortion brought forth by having to ask the businessmen their opinions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão financeirapor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectPequenas empresaspor
dc.subjectFinancial managementeng
dc.subjectOrganizational performanceeng
dc.subjectSmall businesseseng
dc.titleRelação entre a percepção do empresário sobre a gestão financeira, desempenho organizacional e a importância da utilização de ferramentas em pequenas empresaspor
dc.title.alternativeThe relationship between businessmen’s perception about financial management, organizational performance and the importance of the utilization of tools in small businesseseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre a correlação entre a percepção que o gestor possui sobre sua gestão financeira e o seu desempenho organizacional, bem como trazendo indicadores de quão importante o gestor considera cada ferramenta utilizada, realizado com empresas de pequeno porte na cidade de São Sepé. Por meio desse busca descobrir como os empresários fazem uso da gestão financeira e qual impacto ela possui no desempenho da empresa. Os dados foram obtidos por forma de questionário distribuído em pessoa durante a primeira semana do mês de setembro do ano de 2018. Para realização do trabalho foram buscados referenciais teóricos pertinentes ao assunto. Os resultados obtidos mostram a gestão financeira como não significante como um todo e somente o controle do fluxo de caixa e o controle periódico do resultado como significante quando correlacionados com o desempenho da empresa, os empresários notaram uma gradual recuperação dos negócios depois da crise, a maioria dos empresários demonstrou certo nível de conhecimento em relação às ferramentas pesquisadas, a gestão de fluxo de caixa, possui o impacto mais forte e a maior significância das correlações. Há necessidade de mais estudos nessa área que abordem de maneira mais aprofundada e por um período de tempo maior os indicadores sem a distorção introduzida pela opinião dos empresários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto