Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGhilardi, Wanderlei José
dc.creatorLorenzi, Gláucia Serafini Gonçalves
dc.creatorRosa, Luciana da
dc.date.accessioned2022-07-19T19:21:40Z
dc.date.available2022-07-19T19:21:40Z
dc.date.issued2007-03
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25588
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2007por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleControle de custos em uma empresa de topografiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEm uma economia de alta competitividade, principalmente quando o fisco atinge níveis elevados, a permanência no mercado das empresas prestadoras de serviços constitui um continuado desafio para os administradores. Manter o controle de custos e investimentos passa, por conseguinte, a merecer maior atenção, uma vez que a liberdade de determinação dos preços escapa da decisão dos empresários, a não ser para aqueles que detêm a hegemonia dos mercados ou que não tenham os seus produtos ou serviços submetidos à vigilância dos órgãos oficiais. Em virtude disso, as empresas, em resposta às novas exigências ambientais, estão passando por processos de mudanças profundas. Buscar o mercado certo, utilizar corretamente os seus recursos (materiais, humanos e financeiros), adotar a tecnologia mais conveniente e praticar adequados processos administrativos são as premissas inteligentes para o êxito dos negócios em qualquer empreendimento. Enquanto realiza as suas operações, resguardando o equilíbrio entre esses fatores, todos eles indispensáveis à sua permanência no mercado, a empresa busca conseqüentemente constituir um acréscimo aos valores adicionados de tal maneira a se permitir o justo preço para seus produtos e serviços que lhe proporcionem lucros. E que o lucro auferido, propicie a remuneração dos investimentos e a capacidade de investir, de forma que possa desenvolver-se tecnologicamente e acompanhar o crescimento do mercado. Essa nova realidade causou uma importante variação na estrutura de custo, tanto nas empresas industriais como nas de serviço de modo que vem provocando um aumento na proporção dos custos de marketing, comercialização, administração e engenharia de produto sobre os custos totais da empresa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto