Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVey, Ivan Henrique
dc.creatorSantos, Mathias Rafael Henckes dos
dc.date.accessioned2022-07-19T19:28:42Z
dc.date.available2022-07-19T19:28:42Z
dc.date.issued2017-12-05
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25602
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2017por
dc.description.abstractSatisfaction has been recent topic of several surveys, not just has been, as their number has grown considerably in recent years. The reason is that institutions, companies, sectors of the economy, has understood that satisfaction is a very important element in the loyalty and attraction of new customers. Thus, the vision of Higher Education Institutions has also turned to this fact, so that it becomes relevant for them the evaluation of the satisfaction of their students. In this context, the Item Response Theory (TRI) has been increasingly used to measure subjective aspects of a given population. Thus, this study takes advantage of the TRI and seeks to study the possibility of creating an instrument to evaluate the satisfaction of students in an graduation course. For that, the techniques, materials and variables that are presented in the literature on satisfaction and TRI were studied. Afterwards, a questionnaire was elaborated that sought to fulfill this objective. With a broad analysis of the results it was possible to verify the validity and reliability of the instrument. As it was possible to understand the behavior of the latent trait (satisfaction) through the analysis of the bisserial correlation of items, characteristic curves and their parameters a and b, and also to identify the factors and items that most influence the satisfaction of the respondent students. It was also made the association of variables with the items of the instrument, where the only relationship found was the higher level of dissatisfaction of the female respondents. Finally, a valid instrument containing 27 strong items with good discrimination power was obtained, as well as a complete analysis with the interpretation of it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcademic satisfactioneng
dc.subjectItem response theoryeng
dc.subjectSatisfaction in graduationeng
dc.subjectHigher education institutionseng
dc.subjectSatisfação dos acadêmicospor
dc.subjectTeoria de resposta ao itempor
dc.subjectSatisfação na graduaçãopor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.titleInstrumento de avaliação da satisfação com o curso de graduação utilizando a Teoria de Resposta ao Itempor
dc.title.alternativeInstrument of evaluation of satisfaction with the graduation course using Item Response Theoryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoSatisfação tem sido tema recente de várias pesquisas, não apenas tem sido, como seu número tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O motivo é que as instituições, empresas, setores da economia, tem entendido que a satisfação é um elemento muito importante na fidelização e atração de novos clientes. Assim, a visão das Instituições de Ensino Superior também tem se voltado para esse fato, de modo que passe a ser relevante para elas a avaliação da satisfação dos seus alunos. Nesse contexto, tem-se utilizado cada vez mais a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para se fazer a medição de aspectos subjetivos de determinada população. Assim, este estudo se aproveita da TRI e busca estudar a possibilidade de criação de um instrumento de avaliação da satisfação dos alunos de um curso de graduação. Para tal, foram estudadas as técnicas, matérias e variáveis que se apresentam na literatura sobre o assunto satisfação e sobre a TRI. Após, elaborou-se um questionário que buscava suprir este objetivo. Com uma análise ampla sobre os resultados foi possível averiguar a validade e confiabilidade do instrumento. Assim como foi possível entender o comportamento do traço latente (satisfação) através da análise da correlação bisserial dos itens, curvas características e seus parâmetros a e b, e também identificar os fatores e itens que mais influenciam na satisfação dos acadêmicos respondentes. Fora feita também a associação de variáveis com os itens do instrumento, onde a única relação encontrada foi o maior nível de insatisfação dos respondentes do sexo feminino. Por fim, obteve-se um instrumento válido contendo 27 itens fortes com bom poder de discriminação e uma análise completa com a interpretação dos mesmos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto