dc.contributor.advisor | Vey, Ivan Henrique | |
dc.creator | Santos, Mathias Rafael Henckes dos | |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T19:28:42Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T19:28:42Z | |
dc.date.issued | 2017-12-05 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25602 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2017 | por |
dc.description.abstract | Satisfaction has been recent topic of several surveys, not just has been, as their number has grown considerably in recent years. The reason is that institutions, companies, sectors of the economy, has understood that satisfaction is a very important element in the loyalty and attraction of new customers. Thus, the vision of Higher Education Institutions has also turned to this fact, so that it becomes relevant for them the evaluation of the satisfaction of their students. In this context, the Item Response Theory (TRI) has been increasingly used to measure subjective aspects of a given population. Thus, this study takes advantage of the TRI and seeks to study the possibility of creating an instrument to evaluate the satisfaction of students in an graduation course. For that, the techniques, materials and variables that are presented in the literature on satisfaction and TRI were studied. Afterwards, a questionnaire was elaborated that sought to fulfill this objective. With a broad analysis of the results it was possible to verify the validity and reliability of the instrument. As it was possible to understand the behavior of the latent trait (satisfaction) through the analysis of the bisserial correlation of items, characteristic curves and their parameters a and b, and also to identify the factors and items that most influence the satisfaction of the respondent students. It was also made the association of variables with the items of the instrument, where the only relationship found was the higher level of dissatisfaction of the female respondents. Finally, a valid instrument containing 27 strong items with good discrimination power was obtained, as well as a complete analysis with the interpretation of it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Academic satisfaction | eng |
dc.subject | Item response theory | eng |
dc.subject | Satisfaction in graduation | eng |
dc.subject | Higher education institutions | eng |
dc.subject | Satisfação dos acadêmicos | por |
dc.subject | Teoria de resposta ao item | por |
dc.subject | Satisfação na graduação | por |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | por |
dc.title | Instrumento de avaliação da satisfação com o curso de graduação utilizando a Teoria de Resposta ao Item | por |
dc.title.alternative | Instrument of evaluation of satisfaction with the graduation course using Item Response Theory | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | Satisfação tem sido tema recente de várias pesquisas, não apenas tem sido, como seu número tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O motivo é que as instituições, empresas, setores da economia, tem entendido que a satisfação é um elemento muito importante na fidelização e atração de novos clientes. Assim, a visão das Instituições de Ensino Superior também tem se voltado para esse fato, de modo que passe a ser relevante para elas a avaliação da satisfação dos seus alunos. Nesse contexto, tem-se utilizado cada vez mais a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para se fazer a medição de aspectos subjetivos de determinada população. Assim, este estudo se aproveita da TRI e busca estudar a possibilidade de criação de um instrumento de avaliação da satisfação dos alunos de um curso de graduação. Para tal, foram estudadas as técnicas, matérias e variáveis que se apresentam na literatura sobre o assunto satisfação e sobre a TRI. Após, elaborou-se um questionário que buscava suprir este objetivo. Com uma análise ampla sobre os resultados foi possível averiguar a validade e confiabilidade do instrumento. Assim como foi possível entender o comportamento do traço latente (satisfação) através da análise da correlação bisserial dos itens, curvas características e seus parâmetros a e b, e também identificar os fatores e itens que mais influenciam na satisfação dos acadêmicos respondentes. Fora feita também a associação de variáveis com os itens do instrumento, onde a única relação encontrada foi o maior nível de insatisfação dos respondentes do sexo feminino. Por fim, obteve-se um instrumento válido contendo 27 itens fortes com bom poder de discriminação e uma análise completa com a interpretação dos mesmos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |