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dc.contributor.advisorVey, Ivan Henrique
dc.creatorBorges, Lucas Lima
dc.creatorDiessel, Luisa Del Fabro
dc.date.accessioned2022-07-19T19:29:09Z
dc.date.available2022-07-19T19:29:09Z
dc.date.issued2017-12-06
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25603
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2017por
dc.description.abstractThis paper presents a study related to Financial Education, accomplished with students of the third grade on High School, in the public and private sectors. It was taken as an example the survey carried out by Cássio Bordin Fabra, in 2015, at Universidade Federal de Santa Maria, discussing about “Financial Education and Decision-Making: A Study in the Light of Behavioral Finance”. This study aimed to verify the most influential factors to students of the third grade on High School, of the public and private sectors, on their financial decision to know their behavior in face of decision-making, in 2017. It is a descriptive and exploratory research, with a quantitative and qualitative approach, developed by the application of questionnaires. In general, all the factors on this study, listed by Behavioral Finances, end up influencing the students. However, income, aversion of risk and regret appear to be the biggest influential factors on financial decision-making, meanwhile the demographic variables’ factor was the less influential. This work sough association of variables to verify the relation between the respondents’ features and the studied factors. Through the obtained results in this research and the parallel made with the study accomplished by Fabra (2015), it is possible to infer that the individuals who have knowledge in the financial field, as the academics of Accounting Science examined by Fabra (2015), have less aversion of risk and less regrets, if compared to the students on High School.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBehavioral financeseng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectFinancial decisionseng
dc.subjectFinanças comportamentaispor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectDecisões financeiraspor
dc.titleEducação financeira: um estudo com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particularespor
dc.title.alternativeFinancial education: a study with students of the third grade on high school of public and private schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo, relacionado à educação financeira, com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares. Tomou-se como exemplo a pesquisa desenvolvida por Cássio Bordin Fabra, em 2015, na Universidade Federal de Santa Maria, versando sobre “Educação Financeira e a tomada de decisões: um estudo à luz das finanças comportamentais”. O estudo teve como objetivo principal verificar quais os fatores que mais influenciam os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares a tomarem as suas decisões financeiras a fim de conhecer seu comportamento em frente à tomada de decisões, no ano de 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, sendo realizada por meio de aplicação de questionários. De modo geral, todos os fatores deste estudo, elencados pelas Finanças Comportamentais, acabam influenciando os estudantes, porém, os fatores renda, aversão ao risco e arrependimento demonstraram ser os maiores influenciadores na tomada de decisões financeiras, enquanto que o fator variáveis demográficas foi o menos influente. Buscou-se associações de variáveis para verificar a relação entre os atributos dos respondentes e os fatores em estudo. Através dos resultados obtidos na pesquisa e da comparação com o estudo de Fabra (2015), pode-se inferir que os indivíduos que possuem conhecimento na área financeira, como os acadêmicos do curso de ciências contábeis pesquisados por Fabra (2015), possuem menos aversão ao risco e menos arrependimentos, se comparados com os estudantes do ensino médiopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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