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dc.contributor.advisorSoares, Rodrigo Debus
dc.creatorBiachi, Sérgio Duarte
dc.creatorGarcia Junior, Wilsimar
dc.date.accessioned2022-08-01T18:12:50Z
dc.date.available2022-08-01T18:12:50Z
dc.date.issued2004-12
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25720
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2004por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleAnálise da influência do balanço social nos resultados mercadológicos das empresaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoAs empresas estão inseridas num ambiente cada vez mais competitivo, onde a questão da qualidade de serviços ou produtos já deixou de ser fator diferencial, e há uma suposta tendência mercadológica no ato de divulgação das ações de responsabilidade social. Partiu-se de uma dúvida levantada por alguns pesquisadores. O Balanço Social vem sendo divulgado com o intuito de melhorar ou manter firme a marca da empresa ou seus produtos ou serviços no mercado competitivo e não com o objetivo maior de apresentar-se como um espelho de suas ações sociais. Diante dessa suposição, esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento do desempenho mercadológico de algumas empresas que publicam o Balanço Social. Procurou-se, primeiramente, buscar entre os vários pesquisadores, qual o pensamento atual a respeito do problema, onde foi notada uma tendência a acreditar que o balanço social, realmente, estava tendo uma influência mercadológica. Mas todas as pesquisas encontradas foram feitas de uma forma qualitativa, e nesta pesquisa, propôs-se uma inovação: verificar esta tendência de forma quantitativa, utilizando técnicas estatísticas e matemáticas, mais precisamente através de uma análise de regressão com a presença de variáveis dummies ou binárias. Este incremento, nada mais é que o Balanço Social. Verificou-se qual a significância da análise de regressão com a presença desta variável, se com a presença dela o volume de vendas foi alterado de forma positiva, ou seja, o balanço social teve influência mercadológica no resultado da empresa, ou se negativa, sem essa influência. Foram analisadas, dezoito empresas, destas apenas três obtiveram significância, representando 16,67% da população. Este número contraria os resultados encontrados nas pesquisas qualitativas, onde apontavam números mais expressivos, mas que, talvez, no Brasil, seja um início de influência. Mas, para provar tal tendência, propõe-se o desenvolvimento de novas pesquisas, também de forma quantitativa, mas que procure uma série temporal maior, além de outras propostas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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